A Federação Internacional do Automóvel (FIA) acaba de confirmar o Vodafone Rally de Portugal no calendário 2025 do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC). A prova do Automóvel Club de Portugal disputa-se de 15 a 18 de maio, sendo a quinta de uma temporada de 14 ralis, que inclui estreias nas Ilhas Canárias (Espanha), no Paraguai e na Arábia Saudita.
“Mais uma vez se confirma a relevância do Vodafone Rally de Portugal no Campeonato do Mundo de Ralis. É, sem dúvida, um dos ralis mais emblemáticos do WRC, com mais paixão do público e troços únicos, disputado em duas grandes regiões do País e também a união da vontade que temos em manter o rally em Portugal e que é, também, a dos municípios e das populações que a prova atravessa”, reagiu Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal. Recorde-se que o Vodafone Rally de Portugal tem também lugar confirmado no WRC 2026, através do contrato assinado com o promotor do campeonato durante a prova deste ano.
Após o tradicional arranque em Monte Carlo, no final de janeiro, o WRC vai passar por África, Ásia, Europa e América do Sul, antes de chegar à Arábia Saudita, no final de novembro, naquele que é o maior calendário do Mundial desde 2008.
As três primeiras rondas de 2025 seguem um formato semelhante ao de 2024, com Umeå preparada para receber o Rali da Suécia, em fevereiro, enquanto o Safari Rali do Quénia se disputa em março. Os troços das Ilhas Canárias estão prontos para receber pela primeira vez o WRC, marcando também o regresso do campeonato a Espanha.
Centenas de milhares de fãs vão desembarcar no Norte e Centro de Portugal, em maio, para o emblemático Vodafone Rally de Portugal, antes do campeonato fazer a sua segunda paragem insular do ano, no regresso à Sardenha (Itália), em junho.
Outro rali que regressa à sua data tradicional, em junho, é o EKO Acrópole Rali da Grécia, que antecede o verão a alta velocidade do WRC na Europa, com os ralis na Estónia e na Finlândia.
Do norte da Europa, o WRC viaja para o outro lado do globo para a estreia no Paraguai, no final de agosto, seguido, duas semanas depois, pelo Rally Chile Bio Bío.
Mantendo-se no calendário pelo terceiro ano consecutivo, o Rali da Europa Central volta a levar os pilotos aos troços de asfalto da Áustria, República Checa e Alemanha, com as condições de outono, na Europa, a adicionarem um toque único ao evento.
Abandonando solo europeu, o WRC regressa ao Japão, em novembro, para o último rali de asfalto do ano, antes da temporada terminar com a estreia na Arábia Saudita – onde cada um dos três dias de prova vai apresentar um terreno distinto.
"É um calendário empolgante que mistura, de forma perfeita, os ralis tradicionais do WRC com três novos e emocionantes desafios, dois deles fora da Europa, algo que mostra, uma vez mais, o apelo global do nosso campeonato", comentou o Diretor-Geral do WRC Promoter, Jona Siebel.
"Do gelo nos Alpes Franceses, da neve até aos joelhos na Suécia, do denso pó no Quénia e na Sardenha, das montanhas-russas de terra a alta velocidade na Finlândia e na Estónia, e, finalmente, ao deserto na Arábia Saudita – a variedade que estamos a oferecer em 2025 é incomparável."