“Daqui têm saído muitos dos pilotos que hoje em dia dão cartas no desporto automóvel, como Ricardo Porém, Manuel Porém, Guilherme Oliveira, João Ferreira ou Ricardo Sousa, mas acima de tudo o nosso objetivo é reunir crianças e jovens que gostam de conduzir e ensinar-lhes a ética e o desportivismo que fazem os grandes condutores”. O resumo da já tradicional Formação Karting ACP feito pelo presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, que esta semana se deslocou ao Kartódromo dos Milagres, em Leiria, não podia ser mais perfeito.
Mas ainda assim fica aquém num aspeto: só lá estando se percebe o entusiasmo das 48 crianças que este ano estão a frequentar a 25ª edição desta ação, que tem como diretor e impulsionador do projeto Pedro Abecasis.
Ao longo desta semana os alunos, divididos em dois escalões (7-9 anos e 10-13 anos), começaram por aprender as noções de mecânica e dos regulamentos deste desporto, que tem servido de trampolim para quase todos os campeões de várias disciplinas do desporto automóvel.
Seguiram-se as primeiras experiências em pista, que vai culminar com a grande corrida no último dia, sábado.