João Chaves, um dos mais conhecidos locutores de rádio e responsável pelo emblemático programa “Oceano Pacífico” recorda neste podcast ACP como despertou para o gosto de estar à frente do microfone. “A partir dos 6, 7 anos comecei a interessar-me pela música. Pouco tempo depois pela maneira como se fazia rádio e daí a minha paixão pela locução”, esclarece.
Nessa altura, uma das suas brincadeiras prediletas era gravar em cassetes os programas de rádio dos seus ídolos. Uma maneira que a seu ver era “começar a ter alguma experiência”.
João Chaves considera que não foi fácil começar a fazer rádio a sério, apesar de ter prestado provas na Rádio Comercial e na Rádio Renascença. Foi aos 26 anos que finalmente o seu sonho se concretizou ao entrar para a Rádio Comercial primeiro como assistente de José Ramos.
Não demorou muito para que chegasse a oportunidade de ter o seu próprio programa na estação. Depois em meados dos anos 80 passou para a Rádio Renascença pela mão de Jaime Fernandes para conduzir o “Rock no Ar”.
Seguiu-se o famoso “Oceano Pacífico”, programa em relação ao qual João Chaves ficará para sempre ligado. Pela inconfundível voz e pelo próprio formato, que seguia noite fora com muitas horas de emissão.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
À paixão pela rádio, João Chaves acrescenta o gosto pelo desporto automóvel e recorda os tempos em que seguia o Rali de Portugal em Sintra, Peninha ou Lagoa Azul para viver mais de perto a emoção da competição.
Fotografar aviões é outro dos seus passatempos favoritos. Confessa que não lhe é fácil embarcar numa aeronave, mas do lado de fora não resiste em captar as melhores imagens destes gigantes dos ares.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas