Porquê Sagres?
Foi daqui que portugueses como o Infante D. Henrique descobriram no mar longínquo novos caminhos para o mundo. Neste ponto de confluência entre o Atlântico e o Mediterrâneo, onde o Cabo de São Vicente estende o extremo sudeste da Europa, há praias quase selvagens, sabores da terra autêntica e muita natureza para desfrutar. Venha conhecer o Algarve autêntico num dos recantos do nosso país onde o mar começa e dá vida à costa que o contorna.
Símbolo
Percebes frescos
Momento Zen
Pôr-do-sol no Cabo São Vicente
Património e gastronomia
Em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sagres, vila do concelho de Vila do Bispo, é um dos locais do Algarve mais genuíno, rodeado de falésias escarpadas e praias tranquilas. A Fortaleza de Sagres, edificação militar do século XV, dispõe-se num promontório com vista para o Cabo de São Vicente, a norte, e para a Ponta da Atalaia, a este. Dentro das suas muralhas, contemporânea da edificação, fica a Igreja de Nossa Senhora da Graça.
Dirigindo-nos para este, antes de chegar à Ponta da Atalaia, vamos ao encontro da boa mesa no Restaurante Viagem aos Sabores | 10% desconto ACP, localizado na Pousada de Sagres. Aqui podemos degustar alguns dos ex-libris gastronómicos da região, como a sardinha alimada, o falafel de grão com doce de abóbora e amêndoa, as cataplanas de peixe e marisco e o polvo. Nos doces, destaque para a mousse de alfarroba e medronho que, como toda a doçaria, é confecionada na pousada.
Paraíso para toda a família
Uma das melhores opções para assentar arraiais é no Martinhal Family Hotels & Resorts | descontos para sócios ACP, uma unidade que oferece casas de design, “baby concierge”, atividades para toda a família e luxo de cinco estrelas.
Outra excelente opção para explorar Sagres e, nomeadamente, as suas águas, é a empresa SUP Sagres, que convida à descoberta das grutas ao longo das falésias da região ou das ilhas do Martinhal, com as suas águas cristalinas.
Férias na aldeia
A 10 minutos de Sagres, na Vila do Bispo, as Casas da Pedralva* | 15% desconto ACP, oferecem 24 casas recuperadas de campo para Turismo de Aldeia. Uma aldeia completamente funcional, com “café central”, restaurante, piscina ou centro de atividades com uma série de opções à escolha: escola de surf, aluguer de bicicletas, GPS para trekking e hiking pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano, geocaching, cursos de mergulho e passeios de barco com observação de golfinhos. As casas foram decoradas de modo rústico, mas com todo o conforto de uma moderna unidade hoteleira.
Praias a perder de vista
Do lado norte de Sagres, as escarpas dão lugar a uma das mecas do surf em Portugal. Exemplo disso são as Praias do Castelejo e Cordoama, a Praia do Tonel, junto ao centro de Sagres, ou a Praia do Zavial, junto à vila da Raposeira, algumas delas aconselháveis a surfistas com alguma experiência. Por outro lado, há a Praia da Mareta, da Baleeira, do Martinhal e dos Rebolinhos, mesmo em Sagres, além de praias encantadoras como Ingrina ou Beliche.
A não perder
Sabores do mar
Mesmo em cima da Praia da Mareta fica o Restaurante Telheiro do Infante, especializado em peixes e mariscos, assim como em arrozes (lagosta, polvo, lingueirão), cataplanas de tamboril e de polvo e, claro, peixe fresco grelhado.
Junto a outra praia de Sagres, a Baleeira, A Sereia é um restaurante típico situado mesmo junto ao Porto de Pesca. Aqui é a terra do peixe fresco e n’A Sereia a grelha está sempre pronta para mais uma dose. Não deixe de provar uns percebes colhidos mesmo aqui ao lado, nas escarpas de Sagres.
Ao ritmo das férias
Para relaxar depois de um dia de praia, ou para um almoço mais descontraído, o Three Little Birds (inspirado na música de Bob Marley), serve bons hambúrguers gourmet, saladas e nachos, enquanto se refresca com uma limonada, num ambiente cheio de estilo e despretensioso.
Um copo no deserto?
Este bar é um verdadeiro clássico de Sagres e da noite algarvia. O Dromedário continua irresistível, reinventando-se todos os anos com um novo cocktail, novas decorações ou novas ementas. A decoração em estilo árabe continua a ser dominante e os cocktails, ano após ano, não desiludem. E já vão mais de 30!
Itinerários
Siga as nossas sugestões e parta à descoberta de toda a envolvência do extremo sudoeste do Algarve. As suas paisagens são dominadas pelo poder bruto da natureza: desde mares revoltos que esculpem falésias, ventos estimulantes que criam paisagens áridas, até ao intenso sol de verão.
Sugestão de itinerário 1: 15 km
Aprecie o património de Vila do Bispo, de Sagres, e o movimento do porto e da zona junto ao mar. A seguir a Beliche, visite a praia e o forte. Um pouco mais à frente, pode visitar o Cabo de São Vicente.
Sugestão de itinerário 2: 63 km
Visite Vila do Bispo e o seu património. Visite também as praias referidas, mesmo no Inverno, para apreciar, sobretudo na costa ocidental, o mar, as ondas, o seu impacto nas falésias, as gaivotas…
Sugestão de itinerário 3: 44 km
Aprecie o património, a paisagem, as praias, agradáveis mesmo no inverno. No caminho, encontra as ruínas das fortalezas que se podem ver nas praias indicadas.
Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e o melhor apoio em férias
Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.
Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.
SAIBA MAIS