Porquê Tavira?
Esta é uma cidade que tem de tudo. Património histórico, praias, rio, a Ria Formosa, gastronomia e boas gentes. Tavira é a localidade representativa em Portugal da Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da UNESCO. No interior, há um mundo completamente diferente da cidade e da praia por descobrir, com pomares de citrinos, amendoeiras, medronheiros e até cascatas de águas límpidas.
Num raio de 10 quilómetros, há um sem fim de lugares paradisíacos à sua espera. Do lado da Ria Formosa, Parque Natural de indiscritível beleza, com os seus canais e ilhas, há praias a perder de vista, muitas com acesso por barco ou por pequenos carris como a do Barril. Na cidade há ruínas fenícias, mais de três dezenas de igrejas, uma ponte romana, um castelo com muralhas milenares e histórias e lendas de princesas mouriscas.
Símbolo
Muxama de atum
Momento Zen
Pôr-do-sol na Ria Formosa
Poisos junto ao rio e à Ria
A história da presença árabe respira-se em cada esquina de Tavira. Serve também de inspiração para o Vila Galé Tavira | 10% desconto ACP sobre melhor tarifa disponível em alojamento, unidade localizada no centro da cidade, com vista para o rio Gilão. Junto à praia, o Vila Galé Albacora | 10% desconto ACP sobre melhor tarifa disponível em alojamento, um eco-hotel em plena Ria Formosa consiste num projeto de recuperação das antigas casas dos pescadores de atum. É também nesta unidade hoteleira que fica o Núcleo Museológico da Pesca do Atum.
Para uma refeição inesquecível não deixe de visitar o Restaurante Mouraria | 10% desconto ACP sobre a carta de almoço, localizado na Pousada de Tavira, antigo Convento de Nossa Senhora da Graça. Aqui não faltam as iguarias da região, como a tradicional muxama de atum, carapaus alimados, tiborna de polvo ou a típica caldeirada de peixe. Para a sobremesa, o Mouraria faz questão de ter na carta um “pijama” dos doces e sabores tradicionais de Tavira, numa seleção do melhor do Algarve, onde se incluem um brownie de alfarroba, cremoso de figo, crumble de amêndoa e gelado de medronho.
Um passeio pela história
Ao percorrer as ruas de Tavira, passamos em revista o passado da cidade. Desde a muralha fenícia e o castelo medieval, à Igreja de Santa Catarina, reconstruída após o terramoto de 1755, à ponte romana sobre o Girão, pedonal após as cheias de 1989, as casas renascentistas da Rua dos Pelames e o Mercado Municipal, onde além do peixe fresco que chega todas as manhãs é possível adquirir artesanato, doçaria regional, licores de medronho, compotas e frutos secos.
Não deixe também de conhecer a Câmara Obscura de Tavira. Localizado no antigo depósito de água de Santa Maria, oferece uma vista de 360° sobre a cidade, através de uma câmara fotográfica gigante, composta por um espelho e lentes.
Em busca dos sabores mediterrânicos
Tavira é a localidade representante nacional da Dieta Mediterrânica. E no Restaurante A Ver Tavira, além de poder, como o próprio nome indica, experimentar especialidades da região, há ainda workshops de cozinha, sob a égide do chef Luís Brito.
Mas se quiser ir às “origens”, de algumas destas especialidades, como o peixe, nada como soltar amarras e contactar a Blue Captures | 10% desconto mediante apresentação do cartão ACP, empresa de atividades de pesca desportiva, e zarpar a bordo do Evader, embarcação completamente equipada para um dia de pesca inesquecível.
Praias da ilha
Virados para o mar surgem a Ria Formosa e as Ilhas de Tavira e de Cabanas. Com 11 quilómetros de extensão, a ilha de Tavira é a mais próxima da cidade. Inclui a Praia de Tavira, Praia da Terra Estreita, Praia do Barril e a Praia do Homem Nú. A maior parte destas praias só são alcançadas de barco, com exceção da Praia do Barril, em frente a Pedras d´Él Rei, famosa pelo seu mini-comboio.
À entrada desta praia existe um “cemitério” de âncoras que serve de memória à pesca do atum, entretanto abandonada na década de 1950. A Ilha de Cabanas, com uma extensão de areia de 7 km, é também acessível por barco quando a maré não permite a travessia a pé. São praias de água quente, com a natureza da Ria Formosa ali mesmo ao lado, com restaurantes e bares de apoio à vida de praia.
Outras perspetivas
Na direção oposta ao mar, na serra de Tavira, há muitos recantos para descobrir. Um dos mais procurados é a cascata do Pego do Inferno, em Santo Estevão. No Verão, é possível que o caudal de água não seja tão abundante. As águas límpidas da lagoa formada pela cascata são uma boa alternativa a um dia de praia.
Boas formas de descobrir o interior de Tavira passa pelo alugar uma bicicleta ou aventurar-se num dos diversos trilhos disponíveis, como a Rota das Colinas, que explora as margens do Rio Séqua em plena Serra de Tavira.
Outra alternativa diferente para um passeio é descobrir a Ria a cavalo, ao longo da Ria Formosa.
A não perder
Segredos da Ria
É um dos “segredos” da região. O Fialho, em Luz de Tavira, é pouco mais do que uma grelha e uma cozinha numa garagem, mesmo que com uma vista deslumbrante para a Ria Formosa. A espera pode ser demorada, o que diz muito da procura deste restaurante. Chegue cedo para degustar com calma uns chocos à algarvia, ostras, amêijoas, peixe fresco e o “famoso” arroz de lingueirão.
Criatividade à mesa
Começou por ser um modesto restaurante em Cabanas de Tavira. Hoje é um dos mais procurados do país por quem gosta de comer bem e procura o que de melhor a região tem para oferecer. O Noélia e Jerónimo tem na criatividade da chef Noélia a sua mais-valia para se diferenciar dos outros. Criatividade e talento em pratos como o ceviche de ostras, cavalas alimadas, arroz de carabineiros ou canja de amêijoas – todos os pratos têm um toque pessoal de quem conhece os produtos como ninguém. Aconselha-se a reserva antecipada, de preferência mesmo antes de chegar ao Algarve.
Tacadas entre a serra e o mar
Os adeptos do golf não podem deixar de visitar o campo de golfe Benamor. Desenhado por Sir Henry Cotton, está envolvido entre a serra e o mar, a poucos quilómetros de Tavira. Além do green, o Benamor dispõe ainda de um campo de prática, clubhouse, restaurante e loja.
Um dia em Tavira:
9h30 - Aproveite para percorrer as ruas mouriscas de Tavira, visitar o castelo e a Igreja Matriz.
10h30 - Dê um salto à Câmara Obscura para ter uma perspetiva 360° da cidade.
12h - Fique a conhecer o Convento de Nossa Senhora da Graça e aproveite para almoçar no Restaurante Mourisca.
14h - Vá de barco à ilha de Tavira e aproveite a excelente praia.
17h - Aproveite para conhecer a Ria num passeio a cavalo.
19h - Jantar com direito a pôr-do-sol e sabores mediterrânicos.
Itinerários
Sugestão de itinerário 1: 122 km
Visite o património existente em Tavira, Cachopo, Corte João Marques, as antas nas imediações e as casas circulares da zona da serra. Na volta, passe por Martim Longo e Vaqueiros, no concelho de Alcoutim.
Sugestão de itinerário 2: 44 km
Visite Stª Catarina da Fonte do Bispo, Moncarapacho e suba ao Monte de S. Miguel para ver toda a costa algarvia. Siga para Stº Estêvão e regresse a Tavira. Nas esplanadas da Pç. da República aprecie o antigo mercado e o quiosque.
Sugestão de itinerário 3: 37 km
Além de Tavira, visite Conceição e Cabanas, onde pode apanhar o barco para a Ilha de Tavira. Não deixe de visitar a freguesia de Stª Luzia e a da Luz, com a sua Igreja Manuelina.
Sugestão de itinerário 4: 36 km
A partir de Tavira, dirija-se para Várzeas de Vinagre e Úmbria. Já em plena serra, poderá encontradar algumas das destilarias artesanais que produzem as aguardentes de medronho e figo.
Sugestão de itinerário 5: 8 km
Itinerário pedestre. Visite a Ilha de Tavira, o cemitério de âncoras, as antigas casas de apoio dos pescadores, hoje apoios de praia, e as várias espécies de aves que ali abundam.
Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e o melhor apoio em férias
Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.
Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.
SAIBA MAIS