Festas e Romarias
- Stª Marinha, 18 de Julho – Avanca
- Stº António, 13 de Junho – Avanca, Beduído, Pardilhó, Veiros
- Stº António, último Domingo de Julho – Canelas
- S. Tiago, 18 de Julho – Beduído
- S. Tomé, 8 Julho (Homenagem ao Stº Padroeiro) – Canelas
- Srª da Saúde, Agosto / Setembro – Canelas
- S. Bartolomeu, 24 Agosto – Fermelã, Veiros
- S. Miguel, 29 Setembro – Fermelã
- Mártir SA. Sebastião, 20 Janeiro – Pardilhó
- Nª Srª dos Remédios, 8 Dezembro – Pardilhó
- Srª da Rocha, 1º Domingo de Agosto – Pardilhó
- S. Pedro, 29 Junho - Pardilhó
- S. Martinho, 11 Novembro – Salreu
- Romaria da Srª do Monte, 15 Agosto – Salreu
- Stª Cristina, último Domingo de Julho – Salreu
- S. Geraldo, 1º Domingo de Agosto – Veiros
- Stª Luzia, 13 Dezembro – Veiros
E não só:
BioRia – O Baixo Vouga Lagunar
A Ria de Aveiro está intrinsecamente ligada a Estarreja, estabelecendo, entre o Concelho e o mar uma ligação estreita e um sistema lagunar que oferece à população grandes recursos, que são devidamente aproveitados. Encontramos, nestas zonas lagunares, áreas de caniçais, muito importantes para a nidificação das aves, nomeadamente a garça vermelha, o pato-real, a águia sapeira e os vulgares pássaros. Nos canais, protegidos pela vegetação, as lontras fazem também a sua aparição. Todas as freguesias do Concelho são “invadidas” por braços da Ria, “os esteiros”, palavra que está na origem do nome Estarreja.
Para visita das paisagens desta região lagunar existem vários percursos:
- PERCURSO DE SALREU – segue por zonas de sapal e pântano e também por terrenos de cultivo, na maioria arrozais. Começa e termina junto do antigo porto de Salreu, na boca do esteiro do mesmo nome. Segue por
mais de 8 km, percorridos a pé ou de bicicleta, sendo acompanhado por painéis ilustrados com informação sobre os ecossistemas, as espécies animais e vegetais, os seus costumes e a melhor forma de os observar.
Deslumbrante é a paisagem, o voo das cegonhas, o canto do rouxinol… um pouco assustador o restolhar entre as ervas!
- PERCURSO DO RIO JARDIM / CANELAS – segue as margens desta linha de água doce, que desagua na Ria de Aveiro, passando por vários habitats característicos. São 2 km protegidos pela sombra da densa vegetação. Também aqui há painéis informativos, com a descrição da fauna e da flora que lá se pode encontrar e, no decorrer do percurso, apreciar a bela paisagem.
- PERCURSO CANELAS / SALREU – chamado BOCAGE, abrange as freguesias de Salreu e Canelas e começa no Ribeiro de Canelas, que acompanha até ao ponto onde tem início o Percurso Rio Jardim. Estende-se por 4 km e passa por vários habitats característicos da região, com destaque para o mosaico rural e genuíno, apelidado de “Bocage” – mosaico retalhado de campos agrícolas separados por sebes de árvores e arbustos e por estreitas valas de água. A diversidade das culturas é fruto de práticas agrícolas tradicionais, seculares. Este percurso passa pelas marinhas. Os painéis informam sobre as espécies, fauna e flora, que podem ser encontradas.
- PERCURSO RIO ANTUÃ (BEDUÍDO / SALREU) – estende-se ao longo do Rio Antuã e tem início ao Largo do Esteiro de Estarreja. Tem 6 km de extensão Além de contemplar as imensas espécies de animais e plantas, tem-se uma visão das atividades tradicionais da região. Os painéis mantêm os visitantes informados.