Armamar, concelho produtor de vinhos de mesa e de Vinho do Porto, integra o conjunto de municípios da zona classificada, pela UNESCO, como Património da Humanidade. As encostas sobranceiras ao Rio Douro são cultivadas de vinhas extensas, enquanto para o interior do concelho existem os extensos pomares de macieiras.
No que respeita a pratos caraterísticos do concelho de Armamar, o rei é o cabrito, assado em forno de lenha, com as indispensáveis batatinhas assadas e o arroz de forno…
Para além do cabrito, fazem parte da gastronomia de Armamar pratos simples, de todos os dias, como o guisado de abóbora, as favas com chouriço, o arroz de mucanca.
O fumeiro deste Concelho, variado, preparado segundo a experiência e o saber de gerações, é muito apreciado.
Também a castanha é produzida neste concelho, sendo alguma moída e a sua farinha usada para fazer a falachas, cozidas no forno a lenha, em cima de folhas verdes de castanheiro que eram, em tempos, muito procuradas, na romaria de S. Gregório, em Santa Cruz.
Outra das iguarias produzidas no concelho, é o queijo de Vila Nova, delicioso quer fresco, quer curado. É feito com o leite das cabras de Vila Nova, que beneficiam de belíssimas pastagens que as alimentam e dão, quer ao leite quer aos cabritos um sabor especial.