Audi cria marca para a China

| Revista ACP

Nova marca também se chama Audi, mas abdica dos famosos anéis no logótipo e o seu nome é escrito em letras maiúsculas.

AUDI-E-1

A importância do mercado chinês para a maioria dos construtores não é novidade, por isso são várias as marcas que não se poupam a esforços para ali vingar.

Um deles é a Audi, que tem naquele país o seu segundo maior mercado e acaba de revelar uma nova marca exclusivamente pensada para o público chinês chamada… Audi.

Face à Audi que tão bem conhecemos esta nova marca traz duas grandes novidades: o seu nome é escrito em letras maiúsculas, “AUDI”, e abdica do famoso logótipo da marca alemã, os quatro anéis.

Pensada para ir ao encontro das expectativas do público chinês, a AUDI conta com uma parceria com o gigante chinês SAIC e deverá contar com uma gama composta por três modelos, todos eles 100% elétricos, um tipo de proposta cuja procura não para de aumentar na China.

Para antecipar o seu primeiro modelo, a AUDI já revelou um protótipo. Designado AUDI E, este corta radicalmente com o estilo dos Audi que conhecemos na Europa.

Sem a famosa grelha “Single Frame” característica dos Audi europeus, o AUDI E assume um visual original e independente face às propostas da Audi “original”.

Também no interior as diferenças são evidentes, com a aposta a passar pelo minimalismo e por um recurso mínimo aos comandos físicos e aos botões. Em contrapartida o AUDI E conta com um ecrã curvo tátil e de resolução 4K que se estende a toda a largura do habitáculo.

Totalmente elétrico, este protótipo assenta sobre uma nova plataforma pela Audi e e a SAIC. Com uma arquitetura de 800 V, esta permite ao AUDI E suportar carregamentos superrápidos.

A bateria conta com 100 kWh de capacidade, promete 700 quilómetros de autonomia segundo o ciclo de medição chinês (CLTC) e, segundo a AUDI, bastam 10 minutos para repor 370 quilómetros de autonomia.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Equipado com dois motores, um em cada eixo, o AUDI E conta com 765 cv (570 kW) de potência combinada e 800 Nm de binário, números que, associados à tração integral, lhe permitem acelerar até aos 100 km/h em apenas 3,6s.

A versão de produção do AUDI E deverá ser lançada no mercado chinês em meados de 2025.

scroll up