É já uma tradição: Ano Novo, preços mais altos nas portagens. O ano 2025 não será exceção e a partir de 1 de janeiro, as portagens das autoestradas da Brisa vão aumentar 2,21%.
Com este aumento, a “tradicional” viagem entre Lisboa e o Porto passa a custar 24,60 euros em vez dos atuais 23,90 euros. Já ir de Lisboa ao Algarve vai custar 23,30 euros, mais 0,60 euros do que atualmente.
Recorde-se que o aumento de 2,21% tem por base o valor da inflação homóloga sem habitação de outubro revelado em novembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), acrescido dos 0,1% de compensação às concessionárias.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Apesar do aumento estipulado ser de 2,21%, haverá autoestradas onde este será superior uma vez que os valores cobrados não foram atualizados em anos anteriores. Em contrapartida, a Brisa afirma que há outras taxas de portagem que não vão sofrer aumentos, pois apenas “52 das 93 taxas de portagem aplicadas na Classe 1 serão atualizadas”.
Por exemplo, em 2025 percorrer a A5 entre Lisboa e Cascais e vice-versa vai custar precisamente o mesmo que em 2024; o mesmo acontecerá na A1 no sublanço Vila Franca de Xira II/Vila Franca de Xira I e no sublanço Espinho (IC24)/Carvalhos bem como na A2 no sublanço Fogueteiro/Coina.
Além do aumento das portagens em 2025, a Brisa anunciou também um investimento de 64 milhões de euros na rede de autoestradas que concessiona com vista a melhoramentos do piso e reabilitação de infraestruturas.