ACP-BP

Pub

Há mais três marcas chinesas em Portugal

| Revista ACP

Dongfeng, M-Hero e Voyah chegam a Portugal pela “mão” da Salvador Caetano.

DONGFENG-BOX-1

O número de marcas chinesas no mercado nacional não para de aumentar e a Salvador Caetano é uma das grandes responsáveis pela chegada de muitas delas.

Depois de ter trazido para o nosso mercado a BYD e a XPeng, o “gigante” de Ovar traz mais três marcas daquele país: a Dongfeng, a M-Hero e a Voyah.

Todas pertencem ao grupo Dognfeng, um dos maiores construtores chineses e também um dos mais antigos, com as suas raízes a remontarem a 1969.

Como seria de esperar, estas três marcas assumem posicionamentos distintos no mercado. A Dongfeng assume-se como uma proposta generalista e aquela cujos modelos deveremos ver mais nas estradas portuguesas.

Numa fase inicial a sua oferta consiste no Dongfeng Box, um utilitário 100% elétrico rival, por exemplo, do Peugeot e-208. Disponível a partir dos 26 750 euros, o Box conta com bateria de 42,3 kWh de capacidade que lhe proporciona até 310 km de autonomia.

Com 95 cv (70 kW), o primeiro modelo da Dongfeng em Portugal alcança os 140 km/h de velocidade máxima e destaca-se por oferecer equipamentos como os faróis Full-LED, câmara de 360º ou o banco do condutor elétrico, aquecido e ventilado.

Mais tarde, já em 2025, o Box deverá ter a companhia na gama de mais dois modelos, um SUV de segmento C e a berlina 007.

Já a Voyah assume um posicionamento premium. Com preços que pode superar os 80 mil euros, as propostas da Voyah apontam a rivais como a Audi, a BMW ou a japonesa Lexus.

Ainda sem preços concretos para Portugal, a gama da Voyah é composta, para já, por um SUV, o Free, e um monovolume, o Dream. O Voyah Free apresenta-se com 489 cv (360 kW) e uma bateria de 106 kWh que lhe permite alcançar os 500 km de autonomia.

Já o Voyah Dream tem 435 cv (320 kW) e uma bateria de 108,7 kWh que lhe confere até 482 km de autonomia. Mais tarde juntar-se-á a estes dois modelos outro SUV, o Courage e uma berlina, a Passion.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Por fim, a M-Hero é a marca mais exclusiva das trazidas pela Salvador Caetano. A sua gama consiste apenas num modelo, o M-Hero I, um SUV 100% elétrico inspirado nos jipes militares. Com uma bateria com 142,7 kWh de capacidade oferece mais 450 km de autonomia.

Já os seus quatro motores não só lhe conferem tração integral como uma potência total de 1088 cv (800 kW) e permitem-lhe cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,2s.

Este número torna-se particularmente impressionante quando nos lembramos de que se trata de um SUV com mais 4 toneladas, razão pela qual em Portugal só pode ser conduzido com carta de pesados.

Inicialmente a Dongfeng e a Voyah chegam ao nosso país ainda em 2024 e com seis concessionários. Já até ao final de 2025, o objetivo da Salvador Caetano passa por assegurar a cobertura total do território nacional.

scroll up