Não só da Autoeuropa vive a indústria automóvel portuguesa, e o anúncio da produção de um novo motor elétrico na antiga fábrica da Renault em Cacia, Aveiro, vem comprová-lo.
Este motor será produzido pela HORSE Powertrain Limited, uma empresa independente resultante de uma joint-venture entre o Grupo Renault e a chinesa Geely e que tem como objetivo o desenvolvimento de motores de combustão e sistemas híbridos.
Designado eMotor, o motor elétrico produzido em Cacia debita 66 cv (49 kW) de potência máxima e 212 Nm de binário. Destina-se a automóveis híbridos plug-in ou híbridos convencionais e é colocado entre o motor de combustão e a transmissão.
Tanto pode funcionar de forma independente (proporcionando um modo de condução 100% elétrico) como em conjunto com o motor de combustão ou até como gerador.
Entre os modelos que vão receber este motor produzido em Portugal estão propostas como o Dacia Duster, o Renault Austral ou o Nissan Qashqai. Na prática, serão todos os modelos que utilizem os motores de combustão interna com os seguintes códigos: HR12, HR16 e HR18.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A meta da HORSE passa pela produção anual de 160 mil unidades deste motor na fábrica de Cacia. Para tal, a empresa que nasceu em 2024 apostou forte na unidade fabril do distrito de Aveiro e criou quatro linhas de produção novas.
Segundo o Diretor Executivo da HORSE, “o início da produção do eMotor em Aveiro reforça o compromisso da HORSE de oferecer sistemas de transmissão eficientes usando a mais avançada tecnologia".