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“Pão de Forma” original por só circular em carris

| Revista ACP

A ideia surgiu pelo facto dos Caminhos-de-Ferro Federais Alemães necessitarem de novos veículos de serviço na década de 50.

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Os especialistas do departamento de Veículos Clássicos da Volkswagen Veículos Comerciais (VWNO) voltaram a descobrir um “Pão de Forma” histórico. Depois do espetacular Half-Track Fox, um “Pão de Forma” convertido para todo-o-terreno com quatro eixos e lagartas de corrente na traseira, o departamento revelou agora a sua mais recente descoberta: a Kombi “Pão de Forma” de 1955 – também conhecido como Klv-20. E esta Kombi não se destinava a substituir nenhum serviço ferroviário por estrada. Na verdade, trata-se de uma Kombi T1 que circulava sobre carris – uma mistura incrível de um comboio e de uma Kombi Volkswagen.

Decorria o ano de 1954 quando a Deutsche Bundesbahn (Caminhos-de-Ferro Federais Alemães) foi confrontada com o desafio de adquirir novos veículos de serviço compactos para os seus caminhos-de-ferro. Em vez de desenvolverem um novo veículo de raiz, transformaram o versátil Volkswagen Transporter numa draisine ferroviária. Duas empresas foram encarregues de construir este veículo compacto com motor de combustão interna, que recebeu a designação Klv-20. No espaço de um ano, as empresas Martin Beilhack e Waggon- und Maschinenbau GmbH de Donauwörth transformaram, cada uma, 15 unidades para utilização ferroviária. O veículo que agora faz parte da coleção VWNO foi fabricado pela Beilhack em Rosenheim.

Estes “Pão de Forma ferroviários” eram utilizados para transportar equipas de trabalho até aos locais de intervenção. E os Klv-20 permaneceram em serviço durante muito tempo: só no final da década de 1970 é que foram retirados pela DB de circulação. Atualmente, restam outros seis veículos em estado de circulação como o Klv-20 da VWNO, que tem o número de veículo 20-5011.

O Klv-20 utilizava o chassis e carroçaria de uma Kombi T1, um motor Volkswagen de 21 kW/28 cv com a caixa de velocidades de quatro relações e possuía um mecanismo hidráulico de elevação/rotação que lhe permitia ser levantado, virado e colocado de novo nos carris por uma só pessoa, em vez de ter de se conduzir em marcha-atrás até ao ponto de partida. O veículo ferroviário compacto pode, assim, ser utilizado de forma muito flexível.

Para que o “Pão de Forma ferroviário” cumprisse as normas aplicáveis aos veículos ferroviários auxiliares, foram retiradas as luzes da frente e da retaguarda e estas zonas foram cobertas com painéis metálicos. Os faróis necessários para os veículos ferroviários foram, então, instalados em novas posições: duas lâmpadas brancas na frente e uma lâmpada vermelha na traseira.

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O Klv-20 da VWNO começou a sua carreira no depósito de caminhos-de-ferro em Plattling na Baviera e, mais tarde, foi utilizado no depósito de manutenção de sinais da mesma localidade. Depois de ter sido retirado de serviço nos anos 70, a draisine Volkswagen encontrou uma nova casa na região do Palatinado, no sudoeste da Alemanha. Em 1988, foi adquirido por um colecionador de comboios do Estado de Hesse. O “Pão de forma ferroviário” faz agora parte da coleção de veículos clássicos da Volkswagen Veículos Comerciais, em Hanover.

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