Um Bugatti Type 51, um Type 37A, um chassis curto Type 49 Faux cabriolet, um Type 35B e um Type 35A são cinco raridades que pertenciam à coleção Matti na Suíça e agora regressaram a casa.
Adquiridos aos seus proprietários originais, estes modelos nunca foram restaurados mas são tão valiosos, que as negociações de compra entre a Bugatti e o colecionador demoraram dois anos e meio a concluir. O acordo entre as partes envolvidas foi de tal forma complexo que até envolveu Caroline Bugatti, a neta do fundador da marca de luxo francesa.
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A estrela principal da coleção é o Type 51, que a Bugatti acredita ser um dos modelos mais originais que existem. Trata-se de uma versão de corrida conduzida na época por Louis Chiron Curiosamente, este modelo iniciou a sua vida como um dos últimos Type 35B que saíram da fábrica, porque a fábrica substituiu-lhe o motor 35B por um bloco mais avançado. Foi pilotado por várias lendas da competição em pistas como a do Mónaco e Monza.
Mas o Type 49 desta coleção também conta com um rico historial por ter sido o carro pessoal de Jean Bugatti. Ostenta uma carroçaria mais exclusiva – Faux Cabriolet - que o diferencia dos seus “irmãos” e exibe nas portas as iniciais “JB”.
Já o Type 35A equipa um motor do Type 36 que graças ao seu eixo traseiro rígido lhe conferiu a performance necessária para competir na pista de Montlhéry em França. A Bugatti apenas construiu dias variantes deste raro modelo.
A completar a coleção está um Tipo 37A com um potente motor de quatro cilindros que permitia atingir uma velocidade máxima de 120 km/h. Foram fabricadas apenas 76 unidades que se tornaram presença regular nas corridas de Le Mans, Mille Miglia e Targa Florio.
Agora, os cinco magníficos cada um com a sua história vão tornar ainda mais exclusiva e única a coleção da marca que os construiu. E já fez saber que deseja mantê-los tal como se encontram, ou seja, no seu estado original sem qualquer tipo de intervenção.