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A BMW já fazia elétricos há 50 anos

| Revista ACP

O antecessor da atual linha “i” convertido em 1972 para as Olimpíadas de Munique tinha uma autonomia de 60 km/h.

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O BMW 1602 Elektro-antrieb foi um dos dois modelos eletrificados para as Olimpíadas de Munique em 1972. Uma proposta visionária um ano antes da crise do petróleo (1973), que foi o primeiro passo da marca para a eletrificação que só se tormaria realidade quatro décadas depois com o lançamento do primeiro BMW i3.

Estes modelos de emissões zero eram em tudo o resto iguais à versão a combustão. Dispensavam o tubo de escape, mas equipavam um conjunto de baterias de 12V desenvolvidas pela Varta e que pesavam cerca de 350 kg. Já o motor eletrico foi projetado pela Bosh com uma potência de 43 cv e uma autonomia de 60 km/h. Para chegar dos 0 aos 100 km/h, necessitava de oito segundos e a velocidade máxima quase atingia os 100 km/h.

Os dois BMW 1602 Elektro-antrieb foram criados para transportar membros da organização daquelas Olimpíadas e apoiar nas filmagens do evento. Uma solução perfeita dada a ausência de ruído e vibrações.

A partir desses primeiros veículos elétricos, a BMW iniciou o desenvolvimento de novos protótipos com vista à mobilidade elétrica e que agora, meio século depois, deu origem a uma gama de veículos com emissões zero que continua a crescer.

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