A Bentley lançou em 1952 o R-Type Continental, o modelo de quatro lugares mais rápido e caro do mundo. Agora, a marca está a celebrar os 70 anos desse icónico automóvel do qual foram fabricadas 208 unidades e uma delas é ainda propriedade do construtor. Embora o primeiro protótipo do R-Type Continental (conhecido como 'Olga' graças à sua matrícula OLG490) tenha ido para a estrada em agosto de 1951, só em maio de 1952 é que o automóvel entrou em produção, com as entregas aos clientes a começarem em junho. Na altura, era o automóvel de quatro lugares mais rápido do mundo, um papel que foi assumido pelo Continental GT dos tempos modernos em 2003. Era também o mais caro, com um preço de 6.928 £, quase quatro vezes o preço médio de uma casa no Reino Unido em 1952.
As duas carroçarias especiais construídas no período pré-guerra, os 'Embiricos' Bentley e Mk V Corniche, tinham mostrado as vantagens de uma aerodinâmica melhorada. No início da década de 1950, Ivan Evernden inspirou-se nestas criações únicas para criar um coupé elegante com base na berlina do R-Type Bentley. A potência do motor de 4.566 cc, de seis cilindros em linha, foi aumentada de 140 para 153 cv e a transmissão apresentava uma relação de transmissão final superior. O protótipo atingiu uma velocidade média de 191 km/h em cinco voltas (com uma melhor volta a quase 193 km/h) na pista de Montlhèry, perto de Paris.
O primeiro modelo de produção foi entregue ao seu proprietário em junho de 1952 e, quando a produção terminou em 1955, tinham sido fabricados 208 unidades do R-Type Continental. Destes, 193 foram construídos pela HJ Mulliner. Os restantes foram produzidos pela Park Ward (quatro drophead e dois coupés), pela Franay (cinco), pela Graber (três) e ainda pela Farina (um). A Bentley Heritage Collection é a proprietária do chassis BC16C do R-Type Continental com a matrícula JAS 949. O "JAS" foi construído em 1953 e entregue ao seu primeiro proprietário, o Dr. Rowland Guenin, da Suíça, em dezembro de 1953. Foi encomendado em marfim, com o interior vermelho e caixa de velocidades manual, uma especificação que se mantém hoje, juntamente com o motor original de 4,6 litros. A Bentley Motors adquiriu o JAS 949 em 2001 e manteve-o em excelentes condições mecânicas. O automóvel é conduzido regularmente e aparece frequentemente em exposição no campus da Bentley e em eventos de todo o mundo.