ACP-BP

Pub

Bizzarrini regressa 50 anos depois com edição especial

| Revista ACP

O desportivo que em 1965 venceu as 24 Horas de Le Mans inspirou uma edição limitada do 5300 GT Corsa Revival.

bizzarrini-5300-gt-900

A Bizzarrini foi uma fabricante de modelos desportivos, que iniciou atividade em 1964 pela mão do reconhecido engenheiro Giotto Bizzarrini que antes tinha passado pela Alfa Romeo e Ferrari, onde participou no desenvolvimento de automóveis míticos como o 250 GTO e 250 Testa Rossa. Mas aquela empresa viria a ter uma vida curta ao abrir falência em 1969, vendo-se obrigada a fechar portas.

Durante esses cinco anos produziu alguns modelos relevantes nas versões de estrada e competição, incluindo um 5300 GT baseado no Isso Grifo A3/C que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1965, na classe de 5 litros e ficou em nono lugar da geral (video).

Mais de 50 anos depois, a Bizzarrini renasce para preparar uma reedição especial do famoso 5300 GT. Limitada a 24 exemplares cuja primeira unidade já está em fase de testes, o Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival, replica o chassi do vencedor de Le Mans embora com algumas mudanças que não alteram a essência do modelo. Um exemplo disso é a sua carroçaria totalmente construída em fibra de carbono em vez da fibra de vidro original. Embora a marca continue a oferecer aos seus clientes a possibilidade de manter a carroçaria em fibra de vidro, caso pretendam um modelo o mais fiel possível ao original.

O 5300 GT Corsa Revival equipa um motor Chevrolet V8 de 5,3 litros que, com seus quatro carburadores Weber DCOE, resulta numa potência de 400 cv . O bloco foi colocado o mais atrás possível para oferecer a melhor distribuição de peso e um total de 1.250 kg. Na sua construção foram utilizados os planos originais do 5300 GT, associados a modernas técnicas de digitalização 3D.

Entre as melhorias introduzidas no modelo, contam-se equipamentos de segurança específicos da FIA em corridas históricas, incluindo uma gaiola de proteção de seis pontos. Com as primeiras unidades a serem entregues em maio de 2022, desconhece-se quanto é que cada cliente vai ter de desembolsar para levar um destes desportivos para casa, embora se imagine que devam ser vários milhões de euros.

scroll up