Desenhado por Christoph Zimmermann após a bem sucedida temporada de 2008, o F1.09A-01 da BMW Sauber começou por prometer muito, com positivo arranque de época, mas depois revelou-se muito problemático, com Nick Heidfeld e Robert Kubica a sentirem dificuldades em passar para Q2. Contudo, as melhorias levadas a cabo ao longo do ano permitiram um final de época mais feliz, se bem que tarde demais para a BMW, que acabou mesmo por deixar a categoria rainha.
Ainda assim, pelo meio ficaram dois segundos lugares, um para Heidfeld na Malásia e outro para Kubica no Brasil, ao que se juntaram ainda mais três Top 5.
O chassis rolante da BMW Sauber F1 Team, com o número 9, está agora à venda como carro de demonstração, dado que conta com um motor maqueta e caixa de velocidades vazia. Todo o resto, da monocoque de fibra de carbono aos pneus slick e travões Brembo de competição, passando pelo volante original, fazem parte integrante deste Fórmula 1 que está à venda Officina Caira por um preço a partir de 95.000€ mais IVA.