Há descobertas surpreendentes, como o caso do molde que deu vida ao BRM Mark 1 P15 V16, ou seja, o primeiro Fórmula 1 britânico, que esteve esquecido em parte incerta mais de 70 anos. Foi a partir desta peça que em 1949 foram construídos os primeiros seis modelos que competiram em corridas internacionais no circuito de Goodwood em 1950. Participações que serviram para afinar pormenores neste desportivo ao nível dos sistemas de arrefecimento, comportamento dinâmico e desempenho do motor.
O próprio formato da carroçaria (com desenho inicial de Peter Berthon) também viria a sofrer algumas modificações, a partir do molde agora descoberto que foi depois guardado por George Gray, o responsável por essas alterações, no sótão da sua casa. E por lá ficou esquecido durante todos estes anos.
“Com a descoberta do molde original temos a oportunidade de produzir um desportivo na forma e especificações do primeiro Fórmula 1 britânico, um carro que não é visto há mais de 70 anos”, afirma Paul Owen, neto de Sir Alfred Owen, um empresário que investiu somas consideráveis na produção de carros de competição, nomeadamente no desenvolvimento de modelos de competição BRM que venceram corridas de Fórmula 1 no início da década de 60.
A construção do “novo” BRM V16 vai ser supervisionada por Rick Hall, um antigo engenheiro da equipa de Fórmula 1 da BRM. “Foi muito gratificante ter localizado o molde original do Type 15, que irá permitir-nos construir o carro da mesma forma com que foi apresentado ao mundo em 1949. Olhando para os desenhos originais, ficámos surpreendidos com a quantidade de alterações técnicas que lhe foram feitas na altura. Agora, estamos a saborear o desafio de o trazer de volta à vida”, adiantou. Das três unidades produzidas, uma vai ficar na posse da família Owen e a outra ficará na coleção de Richard Mille, ficando a faltar encontrar o destino para a terceira.