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Estes BMW não tiveram grelha «duplo rim»

| Revista ACP

Imagem de marca da BMW, a grelha «duplo rim» não chegou a todos os modelos do construtor alemão.

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Ao longo da história, são poucas as marcas de automóveis que se mantiveram tão fiéis a um estilo de grelha dianteira como é o caso da BMW com a sua famosa grelha «duplo rim».

Cada vez maior e até controverso, o «duplo rim» é sinonimo dos modelos da casa bávara desde que em 1933 o BMW 303 o estreou, o que pode levar muitos a crer que jamais houve um automóvel da BMW sem esta icónica grelha.

Porém, a história da marca revela-nos que não é bem assim, e que houve até diversos modelos que, por várias razões abdicaram da grelha que desde então se tornou um dos símbolos da BMW.

BMW 3/15

Dedicada à aeronáutica desde 1916 e à produção de motociclos desde 1923, só em 1928 é que a BMW apostou na produção de automóveis.

Para o fazer adquiriu a pequena empresa alemã que se dedicava a produzir o Austin Seven sob licença e foi com base nesse modelo britânico que criou o seu primeiro automóvel, o 3/15.

Praticamente igual ao Austin Seven, o BMW 3/15 contava apenas com uma simples grelha retangular.

Esta era muito parecida à adotada pelo seu sucessor, o 3/20 lançado em 1932 e o primeiro modelo totalmente desenvolvido pela marca, cortando desta forma com a ligação à britânica Austin.

BMW Isetta

Visto como o «salvador» da marca no pós-guerra, o Isetta começou a ser produzido pela BMW em 1955 sob licença dos italianos da Iso.

Com motor traseiro e apenas uma peculiar porta que servia de secção dianteira, o BMW mais pequeno de sempre nem sequer precisava de grelha dianteira. Por isso, abdicava do «duplo rim» que, entretanto, já era imagem da marca.

Curiosamente, houve alguns Isetta com um «duplo rim» na dianteira, mas este não era uma grelha mas sim duas entradas de ar montadas na porta.

BMW 600

Produzido entre 1957 e 1959, o BMW 600 era simplesmente uma versão maior do Isetta e, tal como este, contava com motor em posição traseira.

Também à semelhança do Isetta, fazia da sua única porta a sua frente. Por isso mesmo, continuava sem contar com o icónico «duplo rim» da BMW.

BMW 700

Lançado em 1959 e produzido até 1965, o BMW 700 marcou o fim da era dos BMW de motor traseiro.

Tal como o Isetta e o 600, pequeno BMW 700 não necessitava de uma grelha dianteira, continuando por isso sem o icónico «duplo rim».

BMW-Glas 3000 GT

Adquirida em 1966 pela BMW, a marca alemã Glas viu então alguns dos seus modelos serem comercializados sob a égide da marca bávara.

Se no pequeno 1700 GT a BMW ainda integrou uma grelha «duplo rim» no design, no 3000 GT, cujo desenvolvimento estava praticamente terminado aquando da aquisição, a BMW optou por manter inalterado o seu estilo.

Desta forma, foi o último modelo a ser comercializado como um BMW sem contar com a grelha «duplo rim». Produzido entre junho de 1967 e maio de 1968, é também um dos BMW mais raros do mundo, com apenas 389 exemplares a rolarem da linha de produção.

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