O Ferrari 288 GTO Evoluzione de 1987 é não só um dos mais raros carros da marca italiana, como tem a particularidade de ter sido o último GT de competição a ser supervisionado por Enzo Ferrari. Apenas existem cinco exemplares e este que vai a leilão em novembro pela RM Sotheby’s na Alemanha é um dos três modelos que pertenceu a coleções particulares (os outros dois são propriedade do museu da Ferrari).
Considerado a “origem” dos F40, F50 e até do LaFerrari, este desportivo surgiu para participar em corridas de circuito, mas a competição para a qual se destinada foi cancelada na altura. Mesmo assim, Enzo Ferrari decidiu seguir em frente com uma muito limitada versão de produção homologada para a estrada.
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Para isso, o Evoluzione que é baseado no 288 GTO, sofreu algumas modificações desde logo pelas mãos da Pininfarina que modificou a carroçaria, utilizando materiais como Kevlar e fibra de vidro por forma a manter o peso baixo. A dianteira também foi alterada e ganhou um spoiler traseiro de generosas dimensões.
Ao nível da motorização equipa um bloco Tipo F114 CK, especialmente ajustado, associado a uma caixa manual de cinco velocidades que envia 650 cv às rodas traseiras. Ou seja, ficou com mais 60% de potência do que a versão básica. Desse modo, o Evoluzione pode atingir uma velocidade máxima de 370 km/h, tornando-se o Ferrari GT mais rápido construído na década de 80.
Este exemplar que agora procura novo dono foi recentemente alvo de uma revisão completa, que incluiu nova pintura em Rosso Corsa, tudo no valor de 133 mil euros. É difícil prever a quanto irá chegar no momento da batida do martelo. Mas há uma referência mais ou menos aproximada – um Ferrari F40, que é considerado um carro muito mais comum que este, pode chegar aos 5 milhões de euros…