Além do desfile do melhor que existe no universo automóvel, os leilões ocupam especial destaque na Monterey Car Week. São oportunidades quase únicas para os entusiastas de clássicos adquirirem modelos raros que custam muitos milhões. E este ano, o negócio correu bem em Monterey ao serem vendidos quase 800 veículos por quase 460 milhões de euros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Mas a estrela que mereceu sala cheia e muitas licitações à distância foi um Ferrari 410 Sport de 1955 vendido pela RM Sotheby’s por mais de 22 milhões de euros. O mais próximo disto foi um Bugatti Type 57 de 1937 que custou apenas metade.
Com o chassis 0598, o modelo é um dos dois 410 Sport equipados com um então novo motor V12, o mais potente já construído pela casa de Maranello. Este bloco funcionou pela primeira vez num carro de fábrica nos 1000 KM de Buenos Aires com Juan Manuel Fangio e Eugenio Castellotti ao volante.
Mais tarde Carroll Shelby venceu com este Ferrari oito corridas, conquistando o prémio US Sports Car Driver of the Year na Sports Illustrated. Outros grandes nomes da competição automóvel brilharam ao volante do “monstro” como Phil Hill, Richie Ginther, Chuck Daigh, Jo Bonnier e Masten Gregory. Um palmarés desportivo de topo que contribuiu para classificar o desportino italiano de excecional e assim atrair as atenções dos interessados no momento de mudar de proprietário.