Já passaram 35 anos desde o lançamento do Ferrari F40, mas o supercarro italiano continua a somar admiradores, muitos deles a considerarem-no o melhor Ferrari de todos os tempos. Apresentado em 1987, foi o último sonho de Enzo Ferrari que morreu poucos meses depois de o ver tornar-se um fenómeno no mundo automóvel.
O Ferrari F40 é o último desportivo puro, antes de chegarem modelos mais rápidos, mais potentes e melhores mas adulterados, dizem os especialistas. Difícil de conduzir, equipava um motor V8 com 478 cv de potência, o suficiente para atingir mais de 300 km/h. Não sendo um exemplo em termos de aerodinâmica, foi compensado pelo seu peso. Para evitar ultrapassar os 1.100 kg (o mesmo que o atual Toyota Yaris) também se tornou no primeiro carro a usar materiais compósitos de forma massiva na sua estrutura como o Kevlar.
Com 4,4 metros de comprimento (menos do que um Civic) e 2 metros de largura (quase o comprimento de um Smart) e uma altura de 1,13 metros, este desportivo tinha ainda outro detalhe marcante - a dimensão dos seus pneus concebidos por medida pela Pirelli. Na época, eram as maiores já vistas com 245/50-ZR 17. Também o seu preço era especial, há 35 anos custava 240.000 euros mas atualmente os valores podem ultrapassar o milhão de euros, ou seja, seis vezes mais.