Até aos anos 70 era frequente ver vários Fiat 600 Multipla nas paragens de táxi em Roma, à espera de clientes. Memórias desses tempos regressam agora através de um desses modelos, totalmente restaurado, que volta a animar a capital italiana e a transportar quem quiser ter uma experiência a bordo de um dos mais históricos modelos da marca.
Projetado em 1953 por Dante Giacosa, o Fiat Multipla surgiu como uma versão ampliada da linha 600, para uso familiar e comercial, numa altura em que Itália recuperava lentamente das consequências da I Guerra Mundial e se focava no desenvolvimento do transporte motorizado.
O Fiat 600 Multipla foi oficialmente apresentado no Salão de Bruxelas em 1956. Causou alguma estranheza pelas suas linhas e algumas soluções pouco convencionais para a época. Com o motor traseiro a deixar mais espaço para o condutor e passageiro, este carro podia transportar cinco ou mesmo seis passageiros apesar de ser 25 cm maior que o Fiat 600.
Confortável, seguro e muito ágil em meio urbano, o 600 Multipla foi um dos maiores sucessos automobilísticos do século XX, com cerca de 2,7 milhões de unidades produzidas.
Em termos de motorização, era igual ao Fiat 600 com motor a debitar 21 cv e velocidade máxima de 90 km/h. Foi produzida a versão Fiat 600 Multipla entre 1956 e 1960, e a evolução Fiat 600 Multipla D entre 1960 e 1967. Este pequeno monovolume também contou com uma versão táxi, que agora é recordada com um modelo restaurado que volta às ruas de Roma.