Um Fiat-Abarth 850 TC adquirido pelo departamento Heritage da Stellantis foi alvo de um rigoroso restauro por forma a recuperar a sua glória e exibi-la na 47ª edição do Salão Rétromobile que hoje abriu portas em Paris, até ao próximo dia 5 de fevereiro.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Este exemplar raro do Fiat-Abarth 850 TC, com base no FIAT 600, é o primeiro automóvel do Escorpião com a marca "Turismo Competizione", um familiar transformado num automóvel de competição ágil, leve e rápido que ganhou inúmeras competições europeias. Equipado com um motor de quatro cilindros em linha com 767 cc de cilindrada podia atingir os 140 km/h, pelo que foi necessário trabalhar no sistema de travagem, onde os discos substituíram os tambores nas rodas da frente.
O 600 preparado pela Abarth também viria a ser alterado no seu visual: sob - e mais tarde no seu lugar - o pára-choques dianteiro estavam colocados os radiadores de óleo. Depois, para arrefecer ainda mais o motor cada vez mais potente, a porta traseira foi mantida numa posição elevada usando suportes, antecipando o que se tornaria o spoiler traseiro, outra caraterística típica do enérgico Abarth.
Os sucessos nas pistas seguiram-se pouco tempo depois, especialmente nas provas de resistência que tanto desafiaram a performance como a fiabilidade do 850 TC. Este exemplar agora exposto na Retromobile pertenceu à Guardia di Finanza (a polícia financeira italiana), que o utilizou na prevenção e repressão do contrabando.