Massimo “Miki” Biasion é um nome incontornável na história da competição automóvel ao vencer, entre 1986 e 1993, um total de 17 ralis pontuáveis para o WRC. Entre eles, o Rali de Portugal/Vinho do Porto, em 1988, 1989 e 1990 tornando-se no primeiro piloto italiano a conseguir a proeza de subir ao lugar mais alto do pódio na prova portuguesa por três vezes consecutivas.
Fiel à Lancia até esta fechar a sua equipa de competição em 1992, Biasion prepara-se para reviver a sua passagem pela marca mas de forma diferente. Numa altura em que se assiste ao renascimento da Lancia e a sua vontade em voltar a emocionar os fãs ao celebrar o 70º aniversário da vitória do Lancia D24 Spider nas 1000 Miglia de 1954, Massimo ‘Miki’ Biasion vai regressar à competição ao volante de um Aurelia B20 GT de 1955, na edição deste ano da “mais bela corrida do mundo”, a realizar entre 11 e 15 de junho.
Um regresso duplamente simbólico não só para o piloto como para a marca que nos idos de 1954 participou com uma esplêndida barchetta Lancia D24 Spider, conduzida pelo piloto Alberto Ascari. A marca concluiu, nesse ano, um biénio como protagonista absoluta nas competições automóveis. O clássico que agora vai participar nas 1000 Miglia é propriedade da Stellantis e está atualmente alojado no seu Heritage Hub, em Turim, como a estrela da área temática “Style Marks”, que acolhe alguns dos exemplares de referência que deixaram a sua marca na história do design automóvel.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ao lado de um dos modelos desportivos por excelência da Lancia, no papel de “carro de apoio”, vai estar o novo Lancia Ypilon Edizione Limitata Cassina - o primeiro carro da nova era da marca numa carroçaria em azul Lancia, cor histórica para a marca, fazendo a sua aparição nos dias em que as primeiras unidades estão a ser entregues aos concessionários de Itália.