Não passou de um carro conceito que a Mercedes-Benz projetou em 1981 como alternativa aos mini citadinos para curtas distâncias na cidade. O projeto não passou disso mesmo, mas acabou por desempenhar um papel importante no desenvolvimento de futuros modelos da marca como o Classe A da primeira geração, sobretudo ao nível do design.
Com uma estranha denominação – Nahverkehrsfahrzeug – a marca acabou por simplificar o seu nome adotando o acrónimo NAFA deste microcarro com pouco mais de 2,5 metros de comprimento e menos de metro e meio de altura. Equipava um motor de 1.0 litro e três cilindros com 40 cv de potência.
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O NAFA tinha tração dianteira, transmissão automática e direção hidráulica nas quatro rodas. Talvez a sua maior curiosidade seja o sistema de abertura de portas, que deslizavam para a frente (com os espelhos retrovisores a recuarem), otimizando dessa forma o acanhado espaço interior. Aliás, até se dizia na altura que este microcarro era ideial para ir ao supermercado fazer algumas compras e voltar para casa. Esta proposta nunca entrou em produção, mas merece ser recordada 42 anos depois.