O Bonhams Golden Age of Motoring Sale, que mostra nomes históricos do período dos pioneiros, vai apresentar o Daimler mais antigo na sala de vendas da New Bond Street, da famosa casa de leilões, no dia 4 de Novembro, dois dias antes da anual Veteran Car Run.
O Daimler Twin-Cylinder 4HP Tonneau de 1897 foi o segundo carro fabricado na fábrica de Coventry da Daimler. Embora tenha sido mostrado ao então Príncipe de Gales, mais tarde Eduardo VIII, o primeiro proprietário deste Daimler foi o Coronel Arthur Mulliner, da família de construtores de autocarros com o mesmo nome. Henry (H.J.), primo de Arthur Mulliner, era também famoso por ser o criador carrocerias personalizadas para a Rolls-Royce e Bentley. Juntos, Arthur e Henry, participaram na corrida inaugural do The Automobile Club of Great Britain, no Pall Mall de Londres.
Sem surpresas, este Daimler está "vestido" com uma carroçaria Mulliner Tonneau feita à medida, muito provavelmente acrescentada após o carro ter retornado à fábrica por volta de 1900 para uma actualização mecânica, que incluiu a direção e a suspensão dianteira.
Este Daimler é ele próprio um veterano com mais de 50 participações na prova Londres - Brighton, o evento automobilístico mais antigo do mundo. A sua estreia foi na Corrida de Comemoração de 1897, um ano depois da Corrida de Emancipação que celebrou o aumento do limite de velocidade de 6 km/h para 22 km/h.
Até chegar a este leilão, o cabeça de cartaz deste evento com características tão raras esteve nas mãos da mesma família nos últimos 70 anos, tendo sido adquirido pelo pai do vendedor em 1952, que supervisionou uma restauração total do carro, antes de o conduzir até Brighton na Corrida desse ano e, duas décadas mais tarde, o conduziu no rali "Drive Into Europe" até Bruxelas, que serviu para marcar a entrada do Reino Unido no Mercado Comum.
Mas o facto do Daimler ser o cabeça de cartaz tal não significa que as restantes propostas fiquem à sua sombra. Uma fina seleção de automóveis veteranos vai também ser exibida nos salões de Bond Street. Outros destaques desta celebração anual da Veteran Car Run incluem:
Peugeot Tipo 15 8HP Twin-Cylinder Double Phaeton de 1898
Inovador para o seu tempo, o Peugeot oferecia quatro velocidades e ainda um velocidade inversa, assim como uma forma precoce de controlo de velocidade cruzeiro. Este modelo foi objecto de um restauro por especialistas da Smallbone and Sons nos anos 90, participando no 100º aniversário Veteran Car Run após a sua conclusão. Desde então, efetuou a viagem Londres - Brighton várias vezes.
Lancia Theta Sports Tourer de 1917
Em leilão vai estar um dos 19 sobreviventes do modelo, tendo sido originalmente importado como um chassis rolante pelo Ministério da Guerra do Reino Unido, que utilizava muitos destes veículos para montar baterias anti-aéreas ou holofotes móveis. O Theta esteve quase 50 anos nas mãos do mesmo proprietário, um conhecedor de Lancia que devolveu esta unidade às especificações originais de fábrica nos anos 90.
Stanley EX movido a vapor, de 1907
Produzidos pelos gémeos americanos Stanley, os automóveis homónimos foram considerados os primeiros 'steamers' a possuir, com reputação de bom desempenho, alta tecnologia e proeza de engenharia na sua concepção. Este exemplar esteve nas mesma família durante 87 anos, passando por três gerações, e foi objecto de um grande restauro nos anos 90.
Humber Olympia Tandem Forecar de 1903
Este é um dos mais antigos Humbers sobreviventes, produzido pelo antigo fabricante de bicicletas. Restaurado em 2000, este tandem é elegível para a corrida de automóveis veteranos Londres - Brighton, bem como para eventos de motociclismo de prestígio: a Pioneer Run do Sunbeam MCC de Epsom - Brighton, e a Banbury Run do VMCC.