ACP-BP

Pub

O Lancia Flaminia presidencial comemora 60 anos

| Revista ACP

Construído para os chefes de estado italianos, tornou-se um embaixador de Itália em todo o mundo graças ao seu estilo intemporal.

Lancia-Flaminia-900

O Lancia Flaminia foi lançado em 1957 no Salão Automóvel de Genebra. Equipado com um motor V6 de 2,5 litros e um interior de luxo, foi rapidamente melhorado com séries especiais, desenvolvidas por diversos fabricantes de carroçarias. Em 1961, a PininFarina produziu o descapotável presidencial, com uma longa distância entre eixos, conhecido como “335”, valor que indica as dimensões da distância entre eixos em centímetros. Este automóvel seria usado, pela primeira vez, pelo Presidente Giovanni Gronchi durante a visita a Itália de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. Em poucos meses, foram produzidas quatro unidades. Para prolongar a tradição, receberam os nomes de cavalos puro-sangue dos antigos estábulos papais – Scuderie del Quirinale: Belfiore, Belmonte, Belvedere e Belsito.

Os Belfiore, Belmonte e Belvedere contavam com uma carroçaria descapotável, com capota dobrável em lona, enquanto o último exemplar, o Belsito, estava equipado com uma capota em lona por cima do lugar do condutor, mas que não podia ser aberta.

Pintados no tom azul Midnight, todos estes exemplares incluem estofos em couro preto Connolly, um sistema de comunicações para falar com o motorista e espaço para cinco passageiros no grande banco traseiro, para além de dois lugares adicionais em bancos rebatíveis.

Anteriormente utilizados durante as visitas de grandes chefes de Estado, como por exemplo John F. Kennedy e Charles de Gaulle, bem como para as comemorações do Centenário da Unificação Italiana, estes automóveis passaram por um cuidadoso processo de restauro em 2001. Dois deles pertencem, agora, à Scuderie del Quirinale; as unidades Belfiore e Belvedere são utilizadas em grandes ocasiões pelo Presidente Italiano e pelos mais altos funcionários do país.

Já o Belsito pode ser visto no Museo Storico della Motorizzazione Militare di Roma (Museu Histórico de Veículos Militares de Roma), estando o Belmonte exposto no Museo dell’Automobile di Torino (Museu do Automóvel de Turim) desde 2001.

scroll up