Subaru raro de Colin McRae vai a leilão

| Revista ACP

O famosos S5 WRC de 1997 participou em várias provas e deverá reunir várias centenas de milhares de euros.

Mcrae-Capa

A Subaru ficou mundialmente famosa nos anos 90 graças aos modelos de tração integral e o seu dominio no desporto automóvel. O piloto inglês Colin McRae foi um dos responsáveis pela afirmação do nome Impreza nos ralis. Agora um desses ícones vai a leilão pela Silverstone Auctions e pode ser comprado por qualquer um que esteja disposto a pagar vários milhares de euros.

O modelo em concreto é um S5 WRC “P2 WRC” com o chassis número 3 que se estreou no Rali de Monte Carlo de 1997, conduzido por McRae e Nicky Grist, que infelizmente não conseguiu terminar o mesmo devido a um acidente que os desqualificou. Foi a primeira e última que fizeram juntos.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Mais tarde assumiu o chassis número 21 da Prodrive e correu pela Europa com grande sucesso. Entre 1998 e 2000 conquistou vários títulos como a vitoria do rali da Hungria em 1998 e 1999. Voltou para o Reino Unido entre 2001 e 2002 anos em que esteve praticamente parado até ser comprado em 2004 e até 2007, onde já com 10 anos, conseguiu vencer várias provas contra modelos mais modernos.

Este Impreza de duas portas é uma máquina desejável por toda a sua história e também por ser bastante mais raro que as versões de cinco portas. De origem foi produzido com volante do lado esquerdo, mas em alguma fase da sua vida foi convertido para o lado direito, de forma a tornar-se ainda mais competitivo no campeonato britânico.

A nível mecânico o motor 2 litros boxer de quatro cilindros que produz mais de 300cv e a caixa de velocidades foram reconstruídos recentemente e, mesmo com esta idade, ainda continua a dar muita luta no mundo dos ralis. Em 2016 e 2017 venceu o Wethersfield Stages e em 2020 apareceu no Race Retro.

Esta conservado mas longe de estar em estado de concurso, o que permite continuar a conduzir o modelo sem grandes preocupações e até mesmo participar em eventos desportivos.

Relativamente aos preços o modelo deverá ser vendido por um valor a rondar os 450 mil euros, sendo que o leilão se vai realizar no dia 25 de fevereiro.

scroll up