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Um sopro de Brisa na história da Kia

| Revista ACP

A marca sul-coreana não era como hoje a conhecemos e há 50 anos construiu o seu primeiro automóvel com outro nome.

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O primeiro automóvel de passageiros da Kia tinha outro nome. Chamava-se Brisa. Lançado em 1974, um destes modelos foi agora restaurado para celebrar o seu 50º aniversário de construção de veículos de passageiros da marca sul-coreana fundada há muitos mais anos, num tempo em que se dedicava a outras áreas de fabrico.

Fundada em 1944, começou por construir peças para bicicletas para mais tarde saírem de fábrica veículos e equipamento militares. Só na década de 70 é que iniciou a construção de veículos civis começando pelos camiões. O primeiro automóvel de passageiros chegou em 1974 e chama-se Brisa, apesar da empresa mudar o seu nome para Kia Industries em 1952.

Equipado inicialmente com um motor de 1000 cc produzindo cerca de 60 cv de potência, associado a uma caixa manual de quatro velocidades, o Brisa representava o produto de que o país precisava naquela época para ajudar a alavancar a sua recuperação. Mas a crise petrolífera ocorrida na década de 70 também ajudou ao êxito deste pequeno citadino pela economia de consumos que oferecia.

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Resistente, foi ainda o carro escolhido pelos motoristas de táxi naquele país. Ícone cultural até aos anos 80, ganhou impulso na cultura pop quando em 2017 se estreou no cinema no filme sul-coreano “Um Motorista de Táxi”. Baseado em factos reais conta a aventura de um taxista de Seul contratado por um repórter alemão para o conduzir à cidade de Gwangju, entretanto tomada em meio de 1980 pelo governo militar com os cidadãos liderados por um grupo de estudantes a reivindicar por liberdade.

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