Fotos Bring a Trailer
Este Volkswagen Karmann Ghia de 1959 é um coupé “Lowlight” - assim chamado pelo facto de ter os faróis mais rebaixados do que os modelos posteriores – com uma história curiosa. Integra uma série de modelos da marca que surgiram a partir de um desenho de Luigi Segre, um agente secreto italiano que em 1943 lutou contra a destruição de Nápoles pelos nazis, imediatamente antes da entrada das forças aliadas na cidade. Resistente carismático, este napolitano que chegou a colaborar com a CIA na perseguição às linhas inimigas, formou-se em engenharia depois do conflito e foi trabalhar para o estúdio de design Ghia.
Em estreita colaboração com o fabricante Karmann, foi o criador destes modelos da Volkswagem, a partir de um Carocha que discretamente levou para Itália e o reinterpretou. Concluído o projeto, foi apresentado aos executivos da marca alemã que o acolheram bem e iniciaram a produção dos “Lowlight” entre 1955 e 1959.
Meio italianos e meio alemães, estes Karmann Ghia tornaram-se automóveis de culto para os colecionadores pela subtil elegância das suas linhas, apesar de terem como origem um carro popular concebido para as massas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Profundamente restaurado em 2020 e certificado pela Volkswagen Museum Foundation, o modelo em questão encontra-se neste momento em leilão até ao próximo dia 29 de novembro na Califórnia, cujo valor de licitação está a chegar aos 42 mil euros.