Apresentado em 1988, o Volvo 440 apontava a direção da marca na construção de modelos de tração dianteira. Mas também foi um modelo que marcou por ser moderno, divertido de conduzir e oferecer bom espaço interior. Os seus lugares traseiros eram muito práticos, capazes de se dividirem em duas secções.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O painel de instrumentos estava colocado de frente para o condutor fazendo com que o acesso aos comandos estivesse mais facilitado. Com linhas suaves e baixas, e janelas laterais quase verticais este modelo tinha algumas ligações à gama 700 e foi um sucesso entre os automóveis de gama média.
A linha de motores era toda de 4 cilindros e incluía versões de 1.6 litros, 2.0 litros e uma versão 1.7 litros turbo. Como sempre, a segurança constituía uma prioridade e o ABS, estava disponível como opcional em 1989. Os pré-tensores dos cintos de segurança e os airbags eram opcionais do modelo de 1991 em diante e o sistema de proteção de impactos laterais da Volvo – SIPS – foi introduzido em 1994.
O próximo modelo da série 400 – o modelo 460 com mais 10 centímetros que o 440 – foi apresentado em 1989. A produção do Volvo 440 foi descontinuada em novembro de 1996 com os seus sucessores a designarem-se S40 e V40, que já se encontravam em produção paralela.