ACP-BP

Pub

Xantia foi o modelo que revolucionou a Citroën

| Revista ACP

Há 30 anos, o sucessor do BX apresentava um conjunto de inovações que o tornaram num dos modelos mais emblemáticos da marca.

citroen-xantia-900

Em 1993, a Citroën lançou um sedan que viria a marcar a história da marca. De seu nome Xantia, o sucessor do BX apresentou-se com um design aerodinâmico inovador e outros atributos que merecem destaque como suspensão hidropneumática controlada eletronicamente e sistema anti-roll SC-Car, dois avanços significativos na época.

Com assinatura de Daniel Abramson, chefe do centro de estilo da marca francesa, o Xantia destacou-se sobretudo pela suspensão que reduzia o rolamento e melhorava a condução, sem prejudicar o conforto. Mas também fica para a história o prémio que adquiriu no ano de lançamento como o “Automóvel mais Belo do Ano”.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Também o interior do Xantia merece referência, pelo facto de apresentar boa conjugação de cores e materiais, num espaço bem decorado. Nele integrava-se, também, um habitáculo reforçado, mais rígido, com espessuras mais significativas de chapas pré-revestidas e barras de reforço nas portas, para uma maior segurança a bordo. Ao longo dos seus nove anos de produção na Europa (1993-2002) foram produzidas 1.326.259 unidades, a sua maioria na fábrica de Rennes-la-Janais. Durante o tempo de vida, o Xantia passou por diversas evoluções e contou com três motorizações.

scroll up