A McLaren é sinónimo de desporto motorizado e carros desportivos. Desde que surgiu nos anos 60 obteve sucesso nas pistas com o modelo M1 de competição que desenvolveu em colaboração com a marca de automóveis desportivos Elva. Agora em 2023 para assinalar os 60 anos de existência decidiu anunciar a participação na temporada de 2024 do FIA World Endurance Championship em parceria com a United Autosports, na categoria LMGT3.
Nos anos 90 apresentaram o McLaren F1, que na altura era o carro de estrada mais rápido do mundo, e a pedido de vários clientes foi transformado para competição, nascendo assim o F1 GTR. Este é para os amantes de automóveis um dos maiores ícones dos campeonatos de resistência, porque foi a adaptação de um carro de estrada para pistas que conseguiu vencer todos os protótipos desenvolvidos unicamente para competição. Em 1995 dominou as 24 Horas de Le Mans tornando a McLaren a primeira marca a conquistar de forma não oficial a “Triple Crown” (vencer a Indianapolis 500, as 24 Horas de Le Mans e por fim vencer o Grande Prémio do Mónaco). O domínio dentro das pistas prolongou-se até aos anos 2000 mas é de destacar a vitória em 1997 na classe GT1 em Le Mans onde uma versão de traseira comprida (Long Tail) do McLaren F1 GTR venceu a concorrência com uma distancia de 29 voltas para o segundo classificado.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O regresso para 2024 é acompanhado pela United Autosports, uma das equipas mais respeitadas no mundo da competição automóvel desde 2010. O facto de ser inglesa e já ter trabalhado com a McLaren quando o modelo de competição 12C GT3 ainda competia tornou esta relação evidente. A United Autosports conta com várias vitórias no campeonato de resistência do mundo, incluindo as 24 Horas de Le Mans em 2020 e tem uma forte reputação bem como pilotos já que Fernando Alonso, Lando Norris e Juan Pablo Montoya vestiram as cores da equipa.