Foi preciso esperar mais de um ano e meio para ver Thierry Neuville vencer uma prova do WRC. O piloto belga venceu perante o seu público e dominou sempre os destinos desta 8ª prova do WRC 2021. Neuville conquista a 14ª vitória da carreira e entra para o 2º lugar do campeonato em conjunto com Elfyn Evans, na perseguição ao líder Sébastien Ogier que terminou Ypres no 5º lugar. Desta vez a dobradinha foi para a Hyundai com Craig Breen a terminar no 2º lugar a 30,7 segundos de Neuville, aceitando as ordens da equipa para não desafiar o piloto belga. O mais jovem piloto da Toyota, Kalle Rovanpera, conquistou o 3º lugar do pódio a 43,1 segundos do vencedor, na frente de Evans e Ogier, com Ott Tanak a contentar-se com o 6º lugar, depois do furo complicado de ontem.
Depois desta dobradinha da Hyundai, os três Toyota ficaram nas posições seguintes, separados por 6 segundos entre eles. Na categoria RC2 Yohan Rossel em Citroen C3 Rally2 foi o vencedor e o 7º classificado da geral, com Huttunen em Hyundai i20N Rally2 a triunfar entre os WRC2. Na Power Stage o mais rápido foi Ott Tanak, que assim guarda 5 pontos adicionais, seguido por Ogier, Neuville, Rovanpera e Evans.
O Rally de Ypres entrou com o pé direito no WRC, depois de ter sido durante anos uma das principais provas do Campeonato da Europa, evidenciou também as prestações de uma mão cheia de pilotos belgas na categoria RC2. Depois da prova belga, Sébastien Ogier (Toyota) continua na liderança, agora com 162 pontos, seguido por Evans (Toyota) e Neuville (Hyundai), ambos com 124 pontos. Rovanpera (Toyota) é 4º classificado com 99 pontos, seguido por Tanak com 87. Nos construtores a Toyota está na frente com 348 pontos, a Hyundai soma 307 e a M-Sport Ford totaliza 135 pontos. A próxima prova é o Rally Acrópole na Grécia, agendado para os dias 9 a 12 de setembro.