Sébastien Ogier vence no Quénia em dobradinha da Toyota

| Revista ACP

Numa prova muito dura, Thierry Neuville teve de abrir mão de uma vitória que parecia certa, abandonando no último dia.

OGIER-Final-Safari-900

O campeão do mundo conquistou a 4ª vitória em 6 provas do WRC 2021. Está mais líder do campeonato e viu o seu colega Takamoto Katsuta conquistar o 1º pódio da carreira e a 2ª posição no Rali Safari. E se os dois Toyota Yaris WRC foram os menos azarados num duro Rali Safari, especialmente no primeiro dia de prova, a Hyundai pode queixar-se de uma coleção de azares e das suspensões traseiras do i20 WRC que, uma vez mais, retiraram a liderança a um dos seus pilotos. Desta vez a vítima foi Thierry Neuville que liderou durante os dois primeiros dias, mas hoje bateu numa pedra e danificou a suspensão traseira do Hyundai, sendo obrigado a abandonar. O melhor que a Hyundai conseguiu foi mesmo o 3º lugar da geral com Ott Tanak, que venceu a Power Stage.

Sébastien Ogier acaba por vencer um rali que parecia perdido e Takamoto Katsuta assina uma excelente exibição, tendo inclusivamente passado pela liderança da prova. Depois, devido às necessárias contas para o campeonato e à experiência de Ogier, o campeão do mundo volta a subir ao lugar mais alto do pódio, conquistando a 4ª vitória em 2021. O jovem japonês termina na 2ª posição a 21,8 segundos de Ogier, enquanto Tanak levou o Hyundai ao 3º lugar a 1m09,5 do vencedor.

A dobradinha conseguida pela Toyota coloca o construtor nipónico mais líder entre as marcas e, desta vez, a M-Sport Ford consegue excelente pontuação, demosntrando a fiabilidade dos Fiesta WRC, numa prova tão dura como o Safari. Adrien Fourmaux foi o 4º classificado a 1m44,7 e Gus Greensmith o 5º a 1m54,6 com constantes duelos entre eles, como demonstram os dez segundos de diferença. Outro jovem, Kalle Rovanpera terminou na 6ª posição a 10m53,4 do vencedor, com mais um Toyota Yaris, depois de ter ficado “atascado” nas areias do Quénia no primeiro dia e ter perdido demasiado tempo. O piloto queniano Onkar Rai em Volkswagen Polo GTI R5 venceu entre os WRC3 e na categoria RC2, terminando no 7º lugar da classificação geral.

Depois do Rali Safari, onde o Hyundai de Tanak conseguiu 5 pontos pela vitória na Power Stage (Hell´s Gate), seguido por Rovanpera, Evans e Ogier, todos em Toyota, o campeonato do Mundo de Pilotos é comandado por Sébastien Ogier com 133 pontos, seguido por Elfyn Evans com 99 pontos e por Thierry Neuville com 77. Katsuta soma 66 pontos e Rovanpera 56. Entre os construtores o WRC 2021 é comandado pela Toyota com 273 pontos, a Hyudai totaliza 214 e a M-Sport Ford 109 pontos. A próxima prova é o Rali da Estónia, o país de Ott Tanak, entre 15 e 18 de julho.

scroll up