Alemanha pressionada para aumentar rede de carregamentos

| Revista ACP

Mercedes e Volkswagen apelam ao governo alemão para reforçar infraestrutura dos carregamentos para garantir a transição.  

carregamentos-mercedes

A Mercedes-Benz e a Volkswagen apelaram ao governo alemão para aumentar o número de estações de carregamento de veículos elétricos em todo o país, noticiou o jornal alemão Bild am Sonntag este domingo.

"Para acelerar a mudança (para veículos elétricos), precisamos de ter a certeza de que a infraestrutura das estações de carregamento está a ser construída", afirmou o CEO da Mercedes-Benz, Ola Kallenius.

Também o CEO da VW, Oliver Blume, concordou que era necessária uma maior rapidez e que a construção de estações de recarga era "uma tarefa comum da economia, do governo federal e das regiões".

O governo alemão aprovou em Outubro passado um plano de 6,3 mil milhões de euros para aumentar rapidamente o número de estações de recarga em todo o país, como parte do seu impulso no sentido de emissões zero. O plano incluía a aceleração das aprovações estatais para a construção de pontos de recarga. Alemanha ocupa o 5º lugar na Europa em termos de densidade do número de pontos de carregamento, com 25 estações por cada 100 km de estrada. 

Segundo a Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA na sua sigla francesa), a rede pública de carregamento precisa de mais 6,8 milhões de carregadores em toda a Europa para atingir os objetivos previstos até 2030, o que equivale a uma média de 14 mil novos postos de carga por semana.

"O futuro do carro é elétrico", afirmou Kallenius. "Até ao final desta década, queremos estar prontos para uma transição completa para carros elétricos no nosso segmento de mercado, onde quer que as condições do mercado o permitam", explicou. "Não se trata de uma conclusão inevitável, mas sim de uma gigantesca conversão industrial".

scroll up