BMW Série 5 recebe versão elétrica de 600 cv

| Revista ACP

A nova geração do modelo continua com opções a combustão híbridas mas o destaque vai para as versões elétricas.

BMW-i5-CAPA

O BMW Série 5 é dos reis do segmento E, um modelo que representa na totalidade o que um familiar executivo grande deve ser. Conhecido por motores de alta eficiência, ou extremamente potentes nas versões M, acolhe agora na nova geração pela primeira vez versões 100% elétricas.

Para além de ter aumentado de tamanho medindo agora 5,06 metros de comprimento e 1,90 de largura o Série 5 passa a integrar as versões i5 eDrive40 e a mais potente i5 M60 xDrive. Os modelos elétricos já são conhecidos na gama da marca alemã, desde o mais pequeno i3 até ao mais recente i7, e agora foi a vez do i5 se apresentar no mercado.

Quanto aos motores elétricos o topo de gama será o i5 M60 xDrive que personifica uma versão M elétrica. Equipa dois motores, um por cada eixo que lhe confere tração nas quatro rodas e uma potencia máxima de 601 cavalos e 820 Nm de força que o fazem descolar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 230 km/h limitada eletronicamente. A sua autonomia máxima deverá rondar os 580 km em ciclo WLTP.

A outra opção elétrica será o mais modesto i5 eDrive40 com apenas um motor elétrico montado no eixo traseiro, exatamente como no i4 eDrive40, que produz uns suficientes 340 cavalos e 430 Nm. Aqui a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 6 segundos a velocidade máxima está limitada aos 193 km/h e a autonomia máxima da bateria fica nos 516km (WLTP).

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

As opções mais convencionais a diesel e gasolina vão recorrer também a motorizações já conhecidas da BMW e não se devem esperar grandes modificações para esta nova geração.

Quanto ao design o modelo vai apresentar faróis duplos na frente, bem como a grelha de duplo rim habitual da marca que agora passa a ter a opção de ser iluminada (BMW Iconic Glow). Na lateral é possível observar que o carro ficou mais longo e a traseira recebeu um novo desenho onde o destaque vai para os novos farolins.

Com o aumento de tamanho o interior ficou mais espaçoso para os ocupantes e apesar da nova tecnologia recebeu uma redução significativa de botões físicos. O painel de instrumentos digital tem 12,3 polegadas e ao centro o ecrã de multimédia tem quase 15 polegadas. A preocupação com o ambiente não acaba com o facto de ser apenas elétrico, este também será o primeiro BMW a integrar um interior totalmente vegan uma vez que apresenta a opção Veganza. Com esta opção os bancos, o volante, os painéis das portas e outras superfícies recebem materiais semelhantes ao couro.

Relativamente ao preço ainda não se conhecem os valores para a nova geração do BMW Série 5 mas a marca já confirmou que se vai estrear na europa em outubro de 2023.

scroll up