Citroën C5 Aircross com nova tecnologia Hybrid 48V

| Revista ACP

Prazer de condução associado à circulação em zonas de baixas emissões são as principais vantagens desta tecnologia.

C5-aircross-900

A Citroën apresenta um propulsor totalmente novo para o C5 Aircross. Denominado Hybrid 136, assenta na compacta e leve tecnologia Hybrid 48V, compondo-se de uma bateria de 48V, que se recarrega durante determinadas fases de condução, e por um motor a gasolina PureTech de 136 cv, desenvolvido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido, conjunto acoplado a uma nova caixa de velocidades ë-DCS6 e a um motor elétrico de 21 kW.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Simples e fluida na sua utilização, esta tecnologia híbrida adapta-se perfeitamente ao muito versátil C5 Aircross. Com apenas 129 g de emissões de CO2 por quilómetro (ciclo combinado WLTP), o C5 Aircross Hybrid 136 emite menos 15% de CO2 face à versão equivalente a gasolina não eletrificada. Estará disponível por um preço inferior em cerca de 2.300 € ao de uma versão Diesel com motor equivalente e emite quase 12% menos CO2 do que esta última.

Em complemento, permite todos os benefícios da mobilidade elétrica, do maior prazer de condução à possibilidade de circular em zonas de baixas emissões. O bloco Hybrid 136 revela-se, por conseguinte, particularmente atrativo no C5 Aircross, um SUV que se distingue das restantes propostas do seu segmento pelo seu design e atitude, bem como pelo seu conforto e modularidade únicas a bordo.

O motor Hybrid 136 completa a gama eletrificada do C5 Aircross, que inclui o propulsor Hybrid Plug-in 180 e o Hybrid Plug-In 225, propostas que representam já 40% das vendas totais do C5 Aircross. De uma forma mais geral, a nova solução mecânica permite reforçar e acelerar a estratégia de eletrificação da Citroën, hoje composta por 10 modelos: dos Hybrid aos 100% elétricos e aos Hybrid Plug-In, do AMI ao C5 X, dos automóveis de passageiros aos veículos comerciais, sempre com o objetivo de oferecer uma solução adaptada às necessidades dos clientes, mantendo os seus budgets sob controlo.

O C5 Aircross Hybrid 136 pode ser conduzido em modo elétrico em cidade e em estrada, com um toque suave ou durante as manobras. Em cidade, esta versão híbrida pode efetuar até 50% das deslocações em modo 100% elétrico, com zero emissões e sem vibrações. Graças às vantagens da condução puramente elétrica, o bem-estar a bordo é reforçado durante as deslocações diárias em cidade ou em estrada.

A tecnologia Hybrid 48V otimiza o desempenho e o consumo de combustível do C5 Aircross, com uma poupança média de combustível de 1 litro a cada 100 quilómetros, ou seja, cerca de 15% menos do que a de um motor a gasolina PureTech 130 EAT8. De salientar que este motor é muito eficiente em condições de condução urbana, com uma poupança média de combustível de quase 30%. O C5 Aircross Hybrid 136 está disponível para encomenda em Portugal, com um preço a partir de 39.380€. Chegará à rede de concessionários Citroën durante o segundo semestre de 2023.

scroll up