Dacia Jogger Hybrid 140 é uma agradável surpresa

| Revista ACP

O primeiro híbrido da Dacia é um puro familiar com sete lugares, baixo consumo e até alguma dinâmica. Uma opção inteligente.

Dacia-Jogger-Hybrid-abertura-Rossio-900

A versão que vem para Portugal é a SL Extreme, com um excelente nível de equipamento. Vai estar disponível a partir de 28.800€ e é o híbrido mais acessível do mercado. A política da Dacia não engana, e a nova imagem da marca reflete bem os ventos de mudança que pretende introduzir nos diferentes mercados. Tudo parece ter mudado na marca romena para acompanhar as necessidades mais prementes de um mercado em constante mutação, onde as diferentes necessidades e a lógica se sobrepõem a outro tipo de opções. Hoje, conduzir um Dacia pode bem ser uma agradável surpresa, como comprovámos ao volante deste novo Jogger Hybrid 140, um automóvel que mistura características de um SUV com a habitabilidade fantástica de um monovolume. Até na 3ª fila de bancos há espaço suficiente para uma viagem confortável.

A política de preços é uma prioridade da marca, sem esquecer um aumento de qualidade, transversal a todos os modelos que impulsionam a Dacia para números de fazer inveja. Se o Spring é o automóvel 100% elétrico mais barato do mercado, agora o Jogger passa a ser o híbrido mais acessível, exibindo no entanto argumentos inegáveis para uma escolha inteligente e lógica. Comparando com o Dacia Lodgy, um monovolume familiar da anterior geração, que exibia espaço, mas pouco conforto e fraca aerodinâmica, agora o seu sucessor Jogger está muito acima desse projeto, oferecendo um design convincente, conforto e espaço a bordo, e também uma suave, mas dinâmica condução, que coloca o modelo num patamar muito interessante.

Com dois motores elétricos e um bloco a combustão de 1,6 litros a gasolina (igual ao que equipa o Renault Clio Hybrid), o novo Jogger desenvolve 140 cv de potência apoiado numa eficaz caixa automática que permite uma agradável utilização. Um sistema híbrido autocarregável, dispensa carregamentos e é possível uma utilização elétrica até 80% em condução essencialmente citadina. A caixa automática na posição “B Mode”, permite uma excelente regeneração e capacidade de travagem. Simples, compacto e leve, esta versão híbrida oferece o mesmo espaço interior que as outras versões do modelo, onde a versatilidade é palavra chave e os 7 lugares são um argumento de grande peso.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Tecnologicamente, o Dacia Jogger incorpora as soluções do Grupo Renault, mostrando-se como uma solução fiável e económica, embora em Portugal a fiscalidade para este tipo de veículos continue a ser muito controversa. A versão SL Extreme, a única que para já será comercializada no nosso país, brinda os utilizadores com uma série de benesses difíceis de igualar num automóvel atual, com características familiares, a partir de 28.800€.

scroll up