EX30 é o Volvo mais pequeno mas muito rápido

| Revista ACP

Capaz de tornar a vida na cidade mais fácil, este SUV oferece tudo o que deseja num Volvo só que numa embalagem mais pequena.

Volvo-EX30-900

O mais pequeno SUV da Volvo é um modelo 100% elétrico, concebido para ser tão seguro como seria de esperar para tornar a vida das pessoas mais cómoda e mais agradável através de tecnologia de ponta e de design escandinavo pensado ao mais ínfimo pormenor. Já disponível para encomenda também em Portugal, o EX30 vem alargar a gama de automóveis 100% elétricos da Volvo Cars, que agora conta com quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30). 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com o típico design dos elétricos Volvo, ostenta uma frente confiante, um escudo fechado e uma representação digital dos faróis em formato - Martelo de Thor. Tem cinco cores exteriores vibrantes, que lhe conferem carácter e personalidade - desde o elegante Cloud Blue ao brilhante e expressivo Moss Yellow, este último inspirado nos líquenes que crescem nas rochas ao longo da costa oeste sueca.

Para os clientes que passam a maior parte do seu tempo na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção “Single Motor” com bateria LFP. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitem de uma grande autonomia.

Caso seja necessária uma maior autonomia, a variante “Single Motor Extended Range”, com uma bateria NMC talvez seja a melhor solução. Esta inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção “Single Motor Extended Range” proporciona uma autonomia até 480 km entre carregamentos.

Mas se a performance for a prioridade, o Volvo EX30 apresenta ainda a opção “Twin Motor Performance”, a qual associa a bateria NMC com um segundo motor elétrico. Esta é uma variante de tração integral capaz de fornecer 315kW (428cv) e fazer os 0-100 km/h em 3,6 segundos – o modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo Cars.

O Volvo EX30 permite também realizar carregamentos rápidos. A variante “Twin Motor” tem uma capacidade até 153 kW, quando, em média, os automóveis apresentam uma capacidade de 134 kW. Isto significa que é possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.

O Volvo EX30 também foi concebido para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca e representa um importante passo nas suas ambições de sustentabilidade. Ao gerir as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 kms de condução para menos de 30 toneladas*.

Em relação ao plástico, cerca de 17% é também reciclado - a percentagem mais elevada comparando com qualquer outro automóvel Volvo até à data. Importa ainda referir que 95% do automóvel é reciclável no final da sua vida útil. Já o interior tem uma abordagem minimalista, o que permitiu reduzir o número de peças necessárias sem comprometer a funcionalidade.

É o primeiro automóvel da marca sueca a incluir a nova geração Park Pilot Assist. Esta funcionalidade consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados. Para o desenvolvimento do novo EX30, a Volvo voltou a colaborar com parceiros tecnológicos como a Google, a Apple e a Qualcomm para assim proporcionar a melhor experiência de utilizador e também com a ECARX, através da joint-venture de software HaleyTek, para oferecer a melhor plataforma de infotainment. O preço da versão base (EX30 Single Motor Core) em Portugal é de 30.800€ + IVA i.e. 37.900€ PVPR. (despesas não incluídas). A entrega das primeiras unidades está prevista para o início de 2024.

scroll up