Depois de recentemente ter revelado as S 1000 XR e M 1000 XR, a BMW Motorrad acaba de revelar mais duas novas propostas, as R 12 nineT e R 12.
Desta vez a aposta não passou por dois modelos de carácter mais aventureiro ou desportivo, mas sim por dois modelos com um visual retro, herdeiros da R nineT lançada em 2013.
Uma, a BMW R 12 nineT apresenta-se como uma “Classic Roadster”; a outra, a R 12, como uma “Classic Cruiser”, mas por baixo de aparências diferentes partilham grande parte das soluções técnicas.
Por exemplo, ambas assentam num novo quadro em ponte tubular de aço. Como termo de comparação, a anterior R nineT contava com um quadro principal dianteiro e um quadro principal traseiro.
Também o motor boxer refrigerado a ar/óleo e com 1170 cm3 de cilindrada é partilhado entre ambas, mas com níveis potência diferentes. Na R 12 nineT oferece 109 cv às 7000 rpm. Já na R 12 fica-se pelos 95 cv às 6500 rpm.
A complementar as linhas retro da BMW R 12 nineT encontramos um painel de instrumentos analógico composto por dois mostradores redondos. Porém, há «concessões» à modernidade como uma tomada USB-C e outra de 12V. Já na R 12 a instrumentação é limitada ao velocímetro, mas o conta-rotações pode ser equipado com acessórios originais da BMW.
Disponíveis em três cores diferentes, as novas motas da BMW ainda não viram ser revelado o seu preço nem a data prevista para o seu lançamento.