O primeiro ato público desta iniciativa global aconteceu em Paris, com o presidente da FIA, Jean Todt, a apresentar a primeira campanha mundial feita com outdoors, em colaboração direta com a empresa JCDecaux . A ideia é apelar à Segurança Rodoviária através de mensagens simples, de forma a reduzir drasticamente as 3.500 mortes diárias. A campanha vai estar presente em 70 países, sendo traduzida para 30 línguas, até ao final de 2017. Prevê-se que na fase inicial seja vista por mil milhões de pessoas.
Para Portugal, a FIA selecionou os embaixadores Rafael Nadal (tenista), Filipe Massa (piloto F1), Marc Márquez (piloto MotoGP) e Antoine Griezmann (futebolista). Nadal apela à verificação do estado dos pneus das viaturas. Massa recomenda olhar sempre antes de atravessar a estrada. Márquez ao uso do capacete e, finalmente, Griezmann recomenda pausas nas viagens para evitar a fadiga.
Estes protagonistas não vão estar sós, pois juntam-se-lhes figuras ligadas sobretudo ao desporto (Yohan Blake - atletismo, Haile Gebrselassie - atletismo, Vanessa Low - atletismo paralímpico, Wayde van Niekerk - atletismo, Fernando Alonso - automobilismo, e Nico Rosberg - automobilismo), mas também da música (Pharrel Williams) e cinema (Michelle Yeoh).
Além dos apelos a mais segurança rodoviária, todos são convidados a assinar um manifesto com 10 pontos em que se pede aos respetivos governos que adotem este tema como uma das suas maiores prioridades de forma a produzirem legislação que conduza a uma efetiva redução dos fatores de risco da sinistralidade rodoviária.
A petição #3500LIVES pode ser subscrita aqui