O Automóvel Club de Portugal doou 5 mil árvores de espécies autóctones para ajudar à reflorestação das áreas destruídas pelos incêndios que devastaram Portugal em setembro.
O início da plantação destas árvores foi assinalado no município de Albergaria-a-Velha, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios, que destruíram mais de 45% da mancha florestal e levaram a quatro vidas perdidas e 36 feridos. Em colaboração com a Câmara Municipal, foram plantadas as primeiras 750 árvores.
De acordo com Carlos Barbosa, Presidente do ACP, “Perante os graves incêndios que assolaram o nosso país, em setembro, o ACP defende que a solidariedade é muito mais do que uma palavra: é uma emoção que se traduz em atos. Todos nos emocionámos na altura, fomos solidários na ajuda, e agora chegou o momento de passar à ação. Hoje, com o incondicional apoio da ANEFA, responsável pela gestão e coordenação na distribuição das árvores, e da Câmara Municipal, que colaborou ativamente neste projeto, vamos dar início à plantação de 5 mil árvores para ajudar à reflorestação do País, das quais 750 vão ser aqui plantadas nas seis freguesias do concelho de Albergaria-a-Velha. A estas entidades, sem as quais esta iniciativa não seria possível, endereçamos os nossos mais sinceros agradecimentos”.
Na iniciativa estiveram presentes o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, bem como os representantes de todas as juntas de freguesia do concelho, o Comandante dos bombeiros voluntários de Albergaria-a-Velha, Albano Ferreira, o Comandante da GNR e associações locais e distritais. Os pilotos ACP Armindo Araújo, Pedro Bianchi Prata e Miguel Barbosa participaram ativamente na plantação.
A gestão e alocação das 5 mil árvores doadas pelo ACP é coordenada pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA).