O vencedor do Prémio de Inovação em Segurança Rodoviária 2016, Francisco Duarte, continua a somar distinções e prémios com o projeto que apresentou no ano passado ao Automóvel Club de Portugal e à BP: o Venex, um tapete com 40 metros instalado antes das passadeiras que reduz a velocidade do veículo sem intervenção do condutor ao mesmo tempo que gera energia elétrica, substituindo com muito mais eficácia e conforto as tradicionais lombas.
Desta vez, o Venex venceu 5.ª edição do Big Smart Cities, competição de empreendedorismo e inovação promovida pela Vodafone e pela Ericsson.
Com esta a vitória, a Pavnext vai agora ficar incubada no Vodafone Power Lab, ‘laboratório’ de inovação da Vodafone Portugal que apoia projetos empreendedores. A par disso, a equipa vai viajar até Estocolmo para conhecer a sede da Ericsson e os seus polos de inovação, bem como beneficiar do prémio de 10 mil euros para começar a tornar real a sua solução rodoviária para as cidades do futuro.
A partir de setembro, os vencedores e a Câmara Municipal de Cascais vão agilizar processos para que as startups possam testar os seus projetos-piloto no município, naquela que será a primeira cidade experimental para startups.