Apesar de serem omnipresentes nas estradas e líderes nas tabelas de vendas, os SUV estão longe de gerar consenso, principalmente quando se fala da sua circulação nas cidades.
Basta recordar que recentemente Paris levou a cabo um referendo do qual resultou um aumento da taxa paga pelos SUV para estacionar nas ruas da capital francesa.
Ora, para discutir este tema convidámos para mais um podcast ACP Mário Martins da Silva, responsável pelas relações internacionais do ACP e Ricardo Monteiro, ex-presidente de Havas Worldwide e comentador de política nacional e internacional na CNN.
Apesar de reconhecer que devem existir medidas que inibam a compra de veículos menos eficientes e focadas em reduzir a circulação automóvel no centro das cidades, Ricardo Monteiro opõe-se a medidas como a levada a cabo pela Câmara de Paris, acusando-a de ser motivada por questões ideológicas.
Também Mário Martins da Silva é contra este tipo de medidas, recordando ainda que no caso português a maioria dos SUV conta com motores de pequena cilindrada e que há inclusive modelos com este formato de carroçaria relativamente pequenos.
No seu entender, mais do que “perseguir” um determinado tipo de automóvel, a aposta devia passar pelo regresso dos incentivos ao abate de veículos em fim de vida, permitindo assim uma renovação do parque automóvel e consequente redução das emissões.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ricardo Monteiro recorda também que medidas como as levadas a cabo em Paris apenas afetam aqueles que compram um SUV mas têm menos poder de compra, afirmando: “quem compra um SUV de luxo não vai ser afetado”.
Quanto a possíveis soluções para o trânsito nas cidades, tanto Mário Martins da Silva como Ricardo Monteiro consideram ser inevitável o surgimento de “taxas de congestionamento” semelhantes às aplicadas em Londres, mas reclamam também um reforço da rede de transportes públicos.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas