Presença assídua nos Jogos Paralímpicos, Telmo Pinão tem duas grandes paixões: o ciclismo e o automobilismo.
Acabado de regressar de Fronteira, onde disputou a prova de 24 horas organizada pelo Automóvel Club de Portugal, o atleta foi o convidado de mais um ACP Podcast.
Acerca das 24 Horas TT de Fronteira não poupou nos elogios, recordando uma prova que, para si, se estende muito além da componente da competição. Ainda assim, lamenta que os problemas mecânicos que assolaram a sua equipa o tenham afastado de um resultado que prometia ser memorável.
Ao longo da conversa Telmo Pinão aborda também as principais dificuldades de trazer para a esfera pública enfrentadas pelas pessoas portadoras de deficiência, recordando alguns projetos em que tem estado envolvido precisamente com esse objetivo.
Ao mesmo tempo, o atleta fala-nos das principais diferenças entre o ciclismo de estrada e de pista, sobre as suas preferências entre os dois géneros e das dificuldades em arranjar apoios para competir.
Acerca desse tema, Telmo Pinão reconhece que os apoios por parte do Estado têm vindo a crescer consideravelmente, mas lamenta que o mesmo não se verifique no setor privado.
Além disto, aborda também as suas rotinas de treino e explica-nos um pouco como se procede à preparação para uma prova tão importante como os Jogos Paralímpicos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Por fim, este fã confesso do desporto automóvel, revela-nos que o seu maior sonho é disputar o Rally Dakar. O objetivo seria fazê-lo aos comandos de uma moto 4 ou de moto, mas a sua amputação o impede de o fazer.
Porém, como nos revela nesta conversa, o sonho mantém-se vivo, especialmente depois de ter tido a oportunidade de testar um SSV.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas