Os preços que sobem em 2024

| Revista ACP

Os aumentos de preços que se fazem sentir no bolso dos automobilistas estão em destaque nesta edição.

@video=ZAFM_XKmOoA

Novo ano, novos preços. Não é um adágio popular, mas a julgar pelos aumentos de preços que se vão refletir na carteira dos automobilistas portugueses, bem que podia ser.

Há muito alvo do «tradicional» aumento anual, o preço das portagens subiu tanto nas pontes sobre o Tejo como nas autoestradas.

Por exemplo, na ponte 25 de Abril o aumento foi de 10 cêntimos para os veículos de Classe 1, passando estes a pagar 2,10 euros enquanto na Vasco da Gama os veículos da mesma classe pagam agora 3,20 euros, mais 15 cêntimos que em 2023.

Já a Brisa atualizou as tarifas em 2,1%, o que se traduz num aumento de 45 cêntimos no valor a pagar pela viagem entre Lisboa e Porto pela A1 e de 30 cêntimos na viagem pela A2 de Lisboa ao Algarve.

Contudo, nem tudo são más notícias, nas antigas SCUTS os descontos foram mesmo avante, e desde 1 de janeiro que os ligeiros de passageiros pagam menos 30% e os pesados de mercadorias menos 22,6%.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Quanto ao IUC, o brutal aumento para os veículos anteriores a 2007 foi travado, mas, ainda assim, em 2024 este imposto vai aumentar 2,9%. Além deste imposto, também a inspeção periódica obrigatória ficou mais cara com a chegada de um novo ano.

Ainda nesta edição, e na semana em que arranca o Rally Dakar, fomos conhecer um projeto de homenagem ao piloto Paulo Gonçalves, que perdeu a vida nesta competição há 4 anos.

Além disso, estivemos ao volante do novo Polestar 3, a mais recente proposta da marca escandinava e fomos conhecer uma oficina que se dedica a devolver à estrada os clássicos da Porsche.

scroll up