STCP começa a fiscalizar estacionamento no Porto

| Revista ACP

Empresa começou a fiscalizar o estacionamento abusivo em faixas BUS, paragens de autocarros e em vias destinadas ao elétrico.

STCP

Desde 20 de janeiro que o sistema de fiscalização móvel automática de estacionamento por parte da Polícia Municipal está em funcionamento no Porto e, a partir de 3 de fevereiro, vai ter um “aliado”.

Anunciada em 2023, a fiscalização do estacionamento abusivo por parte da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) já arrancou e promete ser mais um mecanismo para regular o estacionamento na cidade Invicta.

Em comunicado, a empresa anunciou que a partir de 3 de fevereiro passa a “fiscalizar o estacionamento de veículos em faixas BUS e nas vias com paragens de transporte público rodoviário e ferroviário [elétrico] na cidade do Porto".

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

No mesmo documento é explicado que “a fiscalização será conduzida por agentes STCP devidamente credenciados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que circularão em veículos identificados da STCP. Os agentes terão autoridade para emitir autos de contraordenação aos infratores, de acordo com as disposições do Código da Estrada”.

Esta fiscalização será articulada com a Polícia Municipal nas “áreas da cidade onde o estacionamento abusivo afeta mais a circulação de transporte público, como os corredores de circulação reservado (faixas BUS) ou as imediações das paragens de autocarro e carro elétrico”.

Além das rondas diárias dos agentes da STCP que se farão deslocar pela cidade do Porto, a fiscalização também poderá “ser acionada através do alerta dado pelo motorista ao Centro de Controlo da STCP, pelo aviso do próprio Centro de Controlo aos agentes”.

Segundo a STCP, a meta desta fiscalização "é reduzir as perturbações na circulação, aumentando a velocidade comercial e a regularidade do serviço, que têm um impacto direto na qualidade de vida dos passageiros".

scroll up