Pódio

| Revista ACP

Acompanhe aqui os principais campeonatos do desporto motorizado e os Pilotos ACP.

foto-artigo-podio-site

Oscar Piastri bateu Charles Leclerc no GP do Azerbaijão, numa corrida improvável que acabou por ficar marcada pela subida da McLaren ao comando do campeonato de construtores, batendo a dominadora Red Bull. O GP de Fórmula 1 do Azerbaijão ficou ainda marcado pelo acidente entre Carlos Sainz e Sérgio Pérez a uma volta do fim, quando lutavam por um lugar no pódio. Quem conquistou o 3º lugar foi o Mercedes de George Russel, com o outro McLaren de Lando Norris a terminar na 4ª posição, contribuindo para colocar a McLaren na liderança do campeonato.

O líder do campeonato de pilotos, Max Verstappen, lutou sempre com problemas de equilíbrio no Red Bull, numa corrida onde a equipa não vai guardar boas memórias, somando o acidente de Sérgio Pérez. Num circuito com 6 Km de perímetro, que contou com 306 km de corrida, Leclerc acabou por não conseguir agarrar a sua “pole position”, com Piastri a assinar uma prova inteligente e pressionante até à vitória. A McLaren acabou por efetuar uma prova histórica, não só por ter alcançado a liderança do campeonato de construtores e festejado o triunfo de Piastri, mas também pela fabulosa recuperação de Lando Norris, que subiu do 15º lugar da grelha de partida até ao 4º lugar final.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

No GP do Azerbaijão de assinalar também a fabulosas estreias de Franco Colapinto (Williams) e de Oliver Bearman (Haas), que terminaram a corrida nos pontos, no 8º e 10º lugar respetivamente, deixando no meio o veterano Lewis Hamilton, que não conseguiu melhor que a 9ª posição com o seu Mercedes. Depois do GP do Azerbaijão, Max Verstappen (Red Bull) continua a liderar o campeonato de pilotos com 313 pontos, seguido por Lando Norris (McLaren) com 254, Charles Leclerc (Ferrari) com 235 e por Oscar Piastri (McLaren), agora com 222 pontos. Entre os construtores, a McLaren passa para a liderança com 476 pontos, deixando agora a Red Bull no 2º lugar com 456 pontos e a Ferrari na 3ª posição com 425 pontos. O próximo GP de Fórmula 1 é já no próximo domingo, dia 22 de setembro em Singapura.

Abandono de Armindo Araújo no Rali da Água coloca Kris Meeke mais perto do título

A penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis subiu a Chaves, onde se aguardava um duelo aceso pelo título nacional, entre o britânico Kris Meeke em Hyundai i20 e o piloto ACP Armindo Araújo num Skoda Fabia, os únicos que podem conquistar o título de 2024. Tarefa difícil para o piloto português perante Meeke a correr para a Hyundai Portugal, levou Armindo a impor um ritmo muito elevado ao Skoda, consciente dos riscos, mas sendo a única hipótese de lutar pela vitória. Já na parte final da 6ª especial da prova, uma saída de estrada acabou por ditar o abandono de Armindo Araújo, deixando Meeke mais calmo para conquistar a vitória e ficar mais próximo do título, apesar de ser ainda possível a Armindo lutar pelo título na derradeira prova do ano, o Rali Vidreiro a 11 e 12 de outubro, embora a tarefa seja demasiado difícil. No pódio do Rali da Água, depois do 1º lugar de Kris Meeke, a Hyundai Portugal conquistou ainda a 2ª posição com Ricardo Teodósio, deixando o 3º lugar para Pedro Almeida num Skoda Fabia. Nas duas rodas motrizes, o triunfo foi para Hugo Lopes num Peugeot 208 Rally4.

Equipas ACP em evidência no Campeonato de Portugal de Novas Energias

Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Alexandre Berardo, equipas apoiadas pelo ACP, estiveram em destaque no Gaia Eco Rally, prova do calendário nacional de Novas Energias, disputado nos passados dias 7 e 8 de setembro, conquistando o 2º e 3º lugar, resultados que os colocam na 1ª e 2ª posições do campeonato, que tem marcado novo encontro a 5 e 6 de outubro para o Eco Rally Madeira. Para além das aspirações nacionais, existem convites internacionais, como o Eco Rally Coruña já entre 19 e 21 de setembro, mas também para uma energia muito mais distante, como é o 2024 China – The Great Yellow Mountain Eco Rally, agendado para os últimos dias de setembro.

Próximos Eventos

Fórmula 1 – GP de Singapura (22 setembro)

MotoGP – MISANO Emiglia-Romaga (22 setembro)

Campeonato de Portugal de TT – Baja Reguengos de Monsaraz (20 a 22 de setembro)

scroll up